sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia Mundial do Sorriso

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Sorriso, conhecido oficialmente como ‘World Smile Day’. Esta data assinala-se desde 1999 todos os anos na primeira sexta-feira do mês de outubro e foi criada para homenagear o criador da imagem do ‘smiley’, Harvey Ball.

Em um concurso ocorrido na Itália, milhares de moças recém-casadas se apresentaram como candidatas ao título de “A Esposa Ideal”. Todas elas tiveram de passar por rigorosos testes. De todas as candidatas, a escolhida pelos jurados foi uma jovem chamada Ana Celine Nate. Aos repórteres que a entrevistaram após o concurso disse: “A esposa ideal deve saber sorrir mesmo quando atribulada e deprimida”. Não faltou quem criticasse sua afirmação dizendo que era irreal e hipócrita.

Em meados da década de 70, a Kodak distribuiu entre seus clientes uma publicação que continha a seguinte pergunta: “Sorrimos porque somos felizes, ou somos felizes porque sorrimos?” A opinião de um norte-americano, chamado William James, conhecido por simplificar a filosofia, é de que somos felizes porque sorrimos. “A felicidade – acrescentava – procede de uma disposição alegre e otimista”. Já a renomada escritora Ellen White afirma que o sorriso pode proceder de um coração abatido, mas deve sempre refletir a bondade e a gratidão. “Sorriam pais!” – escreve – “Sorriam professores! Se seu coração está triste, que seu rosto não revele. Deixem que a alegria de um coração amorável e grato brilhe no rosto”.

Realmente, sorrir é um ato simples e de agradáveis consequências. Quando sorrimos, dizem os anatomistas, colocamos em função 16 músculos. Porém, quando nossa testa franze e nosso rosto é de quem está irado, pomos em atividade 73 músculos. Desta forma, levamos aos outros uma mensagem de desânimo, angústia e desesperança.

O sorriso dissipa as sombras e tristezas e leva luz e esperança onde antes havia nuvens e infelicidade. Tem poder de transformar uma tarde escura e fria num dia iluminado, aquecido pelos sentimentos mais puros de solidariedade e amor. Sua duração é curta mas sua lembrança perdura.

Se você já viajou para uma região distante, onde não havia amigos ou conhecidos, sabe o quanto significa o sorriso de um estranho. Significa confiança, atenção e simpatia. Quando um médico em seu empenho profissional sorri para um paciente deprimido e aflito, acende em seu coração a chama de uma nova esperança. Quando o bebê sorri, a mamãe cansada se esquece de todas as fadigas, vendo na alegria da criança os encantos da maternidade… a beleza da vida.

Quantos lares se transformariam como por encanto, se houvesse entre os seus componentes a disposição de sorrir. São de Ellen White as seguintes palavras: “Se dermos sorrisos, eles nos serão devolvidos; se falarmos palavras prazerosas e alegres, elas nos falarão em retorno” (LA, p. 430).

Aí, portanto, razões de sobra para tornar o dia de hoje um dia diferente e especial, um sorriso no rosto mesmo diante das dificuldades.
"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios." (Martin Luther King Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário