terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Clínica adventista realiza operação inédita em jovem na Argentina


Uma intervenção cardíaca que geralmente é feita em pacientes idosos (mais de 80), foi realizada com sucesso pela primeira vez em um jovem de 24 anos. Trata-se de um processo de substituição da válvula aórtica através de cateterismo. O complexo quadro do paciente, em que vários especialistas pensaram na possibilidade de um transplante, fez com que os médicos utilizassem esta técnica. O procedimento foi realizado no mês passado na Clínica Adventista Belgrano, localizada na cidade de Buenos Aires, e o paciente já está em sua casa. 

"Sem dúvida nenhuma, é o primeiro na Argentina em alguém tão jovem e não temos nenhum relato de um caso semelhante em outros países", disse o Dr. Alejandro Cherro, chefe da Cardiologia Intervencionista do Instituto Cardiovascular, que estava no comando do processo.

Em uma entrevista ao Clarín, o especialista em cardioangiologia intervencionista, Ernesto Torresani, que também participou do procedimento médico, destacou que, graças a esta técnica, foi possível "adiar o transplante por vários anos, pensando nos avanços tecnológicos, a fim de evitá-lo".

Por sua parte, Jorge Lerman, ex-presidente da Sociedade Argentina de Cardiologia e da Fundação Cardiológica Argentina e professor de cardiologia da Universidade de Buenos Aires, disse que "o que eles fizeram é algo inovador e incomum, não só pela idade do paciente, mas porque ele já tinha colocado uma válvula de doador cadavérico. Graças a isso, eles aumentaram suas chances de sobrevivência, e melhoraram a qualidade dos anos que terá pela frente". (Clarín)

Nenhum comentário:

Postar um comentário