quinta-feira, 9 de março de 2017

Como é possível saber se um sonho é de Deus ou não?


Determinar a natureza específica de cada sonho de uma pessoa é um assunto muito complexo e subjetivo. Além dos “sonhos mentirosos” e não autênticos (Jr 23:32; 29:8 e 9), existem dois grandes grupos de sonhos reais. O primeiro e mais comum deles é o formado pelos sonhos naturais, que fazem parte do processo normal de descanso durante o sono, e cujo conteúdo pode apresentar-se de forma organizada ou desorganizada. Uma vez que “dos muitos trabalhos vêm os sonhos” (Ec 5:3), é provável que pessoas envolvidas em assuntos religiosos acabem sonhando com eles, sem que tais sonhos sejam de origem sobrenatural.

Já o segundo grupo básico de sonhos é formado pelos sonhos sobrenaturais, que podem ser de origem divina ou satânica. Os sonhos de origem divina têm normalmente um propósito salvífico bem definido, e podem ser concedidos tanto aos profetas verdadeiros (Nm 12:6), como aos membros comuns do povo de Deus (Jl 2:28), e mesmo às pessoas que não pertencem ao povo de Deus (Gn 41; Dn 2). Por sua vez, os sonhos de origem satânica são quase sempre fascinantes, e podem conter verdades, para confundir a pessoa. Suas predições podem até se cumprir, mas eles tendem a afastar, eventualmente e de alguma forma, a pessoa de Deus e de Sua vontade (ver Jr 29:8; Mt 24:24; I Pe 5:8).

Torna-se evidente, portanto, que tanto os sonhos naturais como os sobrenaturais (quer divinos ou satânicos) podem ter um conteúdo religioso. Além disso, o simples fato de Deus conceder um sonho sobrenatural a alguém não transforma essa pessoa automaticamente num profeta, como pode-se inferir das experiências de Faraó (Gn 41) e de Nabucodonosor (Dn 2). Embora todo profeta receba sonhos de origem divina (Nm 12:6), nem todos os que recebem tais sonhos podem ser considerados profetas. O chamado para os ministérios proféticos é algo diferente e bem mais abrangente.

A atitude de atribuir a Deus a origem de todos os sonhos de cunho religioso, e de buscar sempre um significado especial para o seu conteúdo, é altamente perigosa. Aqueles que assim agem são tentados a se considerar mais privilegiados por Deus do que os demais, tornando-se presas fáceis das artimanhas do maligno. Somos advertidos pelo próprio Deus de que todos os sonhos (até mesmo os dos profetas) devem permanecer subordinados à autoridade normativa das Escrituras. “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a Minha palavra, fale a Minha palavra como verdade. Que tem a palha com o trigo? – diz o Senhor” (Jr 23:28). ”À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20; ver também Mt 7:21-23; Gl 1:8 e 9; I Jo 2:4; 4:1).

Sonhos jamais são usados por Deus como um fim em si mesmos, mas apenas como um meio de nos aproximar mais dEle e de Sua Palavra (ver Jo 20:29). Ademais, não podemos permitir que nossa fé dependa de tais meios, possíveis de serem usados também por Satanás. Portanto, se você tiver um sonho que julga ser de procedência divina, mas não tem plena certeza disso, o mais prudente é tentar extrair dele uma lição positiva para a vida, até que a sua origem e o seu propósito fiquem mais bem esclarecidos.

Alberto R. Timm (Via Centro de Pesquisas Ellen G. White)

Nota: Ellen White também nos orienta como avaliar um sonho para saber se vem de Deus ou não:
"Haverá falsos sonhos e visões, que encerram alguma verdade, mas desviam da fé original. O Senhor deu uma regra pela qual distingui-los: 'À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação.' (Isaías 8:20, Tradução Trinitariana). Se eles desmerecem a lei de Deus, se não dão atenção a Sua vontade tal como é revelada nos testemunhos de Seu Espírito, são enganadores. Eles são controlados por impulso e impressões, que acreditam serem do Espírito Santo, e consideram mais dignos de confiança que a Palavra Inspirada. Pretendem que todo pensamento e sentimento é uma impressão do Espírito; e quando se raciocina com eles segundo as Escrituras, declaram que possuem alguma coisa mais digna de confiança. Ao passo, porém, que pensam ser guiados pelo Espírito de Deus, estão na verdade seguindo uma imaginação trabalhada por Satanás." (Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pp. 98 e 99)

25 comentários:

  1. Fiquei cm duvidas agora, satanás tem poder sobre nossos sonhos? Porq o sonho é como se fosse um pensamento e ele não tem poder para saber nosso pensamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satanás não tem poder para saber dos nossos pensamentos, mais colocar pensamentos em nossa mente, são os chamados pensamentos mal, dá mesma forma acontece com os sonhos, ele tem o poder de colocar sonhos que vão de encontro com a palavra de Deus

      Excluir
    2. Mas ele pode induzir um tema. Por exemplo, sabe-se hoje que para sonhar com algo específico, você deve estar muito envolvido com tal assunto. Pelo menos o inimigo conhece bem essas ferramentas. Portanto, afaste-se de temas are vai contra a contra a vontade de Deus.

      Excluir
    3. Porém, assim como ele tem poder para "produzir" pensamento, assim deve ser com os sonhos. ..

      Excluir
    4. Assim como ele pode "produzir" pensamento, deve poder influenciar nos sonhos também.

      Excluir
  2. Boa tarde, pra mim restou dúvidas de como Satanás intervém para estimular o sonho....já que ele não pode nos falar através do nosso pensamento?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode controlar a mente das pessoas. E os sonhos também

      Excluir
    2. Ele não controla, apenas colocar pensamentos mal dá mesma forma com os sonhos, ele coloca sonhos que vem de encontro com a palavra de Deus

      Excluir
    3. Irmão ..temos que perceber que os nossos pensamentos sao algo que estao dentro de nós ..que nós mesmos produzimos ..já os sonhos sao provocados por manifestações externas ..quando nossos pais falavam " nao assista tal coisa para nao sonhar depois" ....sonhos podem vir de Deus ou do inimigo ou podem ser fruto do que nós inserimos em nós...apenas Deus conhece nosso pensamento e glória a Ele por isso ! Caso contrario estaríamos perdidos..

      Excluir
    4. Eu acho um absurdo ser ensinado a vida toda, que Satanás não penetra em nossa mente, o Sonho vem da mente, e quando acordamos às vezes os lembramos com riqueza de detalhes e às vezes nem lembramos.A ergunta é. "Onde entrou Satanás aí?"...Se algém só vai saber do sonho se eu contar!..Às vezes sonhamos com lugares, situações que nunca vivemos, onde entra a manifestação interna?..Eu prefiro acreditar que Satanás não tem este poder de controlar a minha mente enquanto durmo de pois de um dia em paz..Agora se eu tiver passando por um grande problema e tiver um sonho com detalhes do que estou vivendo na realidade, são frutos da minha mente....

      Excluir
    5. O caminho que eu escolhi é o do amor. Não importam as dores, as angustias, nem as decepções que vou ter que encarar. Escolhi ser verdadeira. No meu caminho o abraço é apertado, o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha
      maneira de sorrir, de te desejar o bem. É só assim que eu enxergo a vida, e é só assim que eu acredito que valha a pena viver."

      Excluir
    6. Com certeza Ellen...o diabo ñ tem total domínio sobre nossa mente, mas domina com o pouco q tem...e entra sem pedir licença e sem ser convidado...saibamos em Deus, distinguir o bem do mal

      Excluir
  3. ACHO QUE ESSES DOIS COMENTARIOS, DEVERIAM SER RESPONDIDOS, PQ COM CERTEZA TODOS OS QUE LEREM ESTE TEXTO FICARÃO COM A MESMA DÚVIDA!!!

    ResponderExcluir
  4. Sei q ele invade os nossos sonhos... Quando estou mais perto das coisas de Deus ou faço minhas orações sozinha em voz alta exaltando ao Senhor , na noite entra nos meus sonhos quer que eu sinta medo e sempre tenta inforcar-me é horrivel, mas na hora sinto q não é somente um sonho parece uma visão sei lá... Mas repreendo do sangue de Jesus eele me solta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é desse jeito mesmo Ferreira, se eu fizesse oração por alguém carregado de coisas ruins, ele vinha furioso em cima de mim...aprendi a clamar o Sangue de Jesus e nunca mais tive esses ditos "pesadelos"

      Excluir
  5. Sei que o anjo mal interfere nos meus sonhos depois fica como se fossem reais ou visão... Quando estou mas proxima das coisa de Deus... Ou quando exalto ao Senhor sozinha em voz alta ele sempre entra nos meus sonhos para me por medo, e sempre tenta me sufocar, então repreendo no sangue de Jesus e me solta. Ele nao sabe as coisas que penso mas ler cada expressao minha e de acordo com meus atos me confinde nos sonhos. Ousado...mas ja sei quando é obra dele.

    ResponderExcluir
  6. Sei q ele invade os nossos sonhos... Quando estou mais perto das coisas de Deus ou faço minhas orações sozinha em voz alta exaltando ao Senhor , na noite entra nos meus sonhos quer que eu sinta medo e sempre tenta inforcar-me é horrivel, mas na hora sinto q não é somente um sonho parece uma visão sei lá... Mas repreendo do sangue de Jesus eele me solta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ferreira, já passei por isso e não foi fácil não.Eu ja estava consada de passar por isso e resolvi pesquisar por conta propria.Li alguns livros e resolvi fazer o teste e deu certo.Organizei o altar ao Senhor todas as noites e manhãs.(Altar ao Senhor quer dizer q nunca durmo sem antes louvar,ler a biblia, meditação em espirito de profecia e pela manhã antes da lida faço tudo isso e acrescento o estudo da lição da escola sabatina.) Fazer isso poe o inimigo para correr.Mas fique esperto pois ele fica a espreita esperando vc vacilar para atacar novamente.Fazer essa rotina não é fácil.Eu peço ajuda do alto.

      Excluir
  7. Tbm não entendi como Satanás pode influenciar nos nossos sonhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Marcos 7:21

      Excluir
    2. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Marcos 7:21

      Excluir
  8. Cristo diz guarda teu coração (mente) isso já dá uma boa dica do contexto ai citado, sofremos influencias o tempo todo, o Espírito de profecia diz que somos aquilo que contemplamos, então devemos ter muito cuidado cinquenta andamos olhando durante o dia pós satanás com certeza se aproveitará pra influenciar as descargas noturnas dá mente através dos sonhos.

    ResponderExcluir
  9. Tive um sonho diferente, era a volta de Cristo o horário era como se foce umas 4 horas, o sol já querendo se por, mais era extranho porq quando Jesus veio não vi o rosto dele, e o sol em vez de estar do outro lado, na verdade estava por traz dá nuvem que Jesus vinha, e ficava relampejando entre as nuvens, e das nuvens para baixo tava chovendo, mais o diferente era q tava chovendo e pegando fogo nas árvores ao mesmo tempo, no sonho eu pensei?? Deve ser por conta dos raios q bate nas árvores e pega fogo. E outra coisa tão diferente algo q eu nunca tinha visto antes era como se o arcoires estivesse como uma coroa na cabeça de Jesus, só q o formato do arcoires era diferente, não era como um arco, era em forma horizontal, e cores bem vivas. O sol detrás dás nuvens q ele vinha, com um claram bem grande, o arcoires chuva,raios e fogo. Será se q procedência veio esse sonho.tem várias coisas q eu nunca nem tinha imaginado, como chuva e fogo ao mesmo tempo, 4 horas dá tarde e como se o sol estivesse em duas posições, e o arcoires em formato diferente e com cores bem mais viva dia agente ver normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ler Apocalipse capítulo 4 em sua totalidade...Acho q vc está sendo alertado para a vinda de Jesus, pois está próxima...prepara-te e leva a diante o q aprendeste, para q mais almas sejam salvas...amém...abraços!

      Excluir