quinta-feira, 16 de março de 2017

Satanás pode ler nossos pensamentos?

De acordo com a Bíblia, o único que sabe os pensamentos de todas as criaturas do universo é Deus.
“Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens.” (1 Reis 8:39)
“O SENHOR conhece os pensamentos do homem..." (Salmos 94:11)
De acordo com estes textos, Satanás não pode ler os pensamentos dos seres humanos; a Bíblia não apresenta a Satanás como possuidor da onisciência (que sabe tudo); este atributo é uma qualidade apresentada nas Escrituras apenas para o Eterno:
“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda." (Salmos 139:1-4)
Vejamos o que diz Ellen G. White acerca deste assunto::
“Satanás não pode ler os nossos pensamentos, mas pode ver os nossos atos, ouvir-nos as palavras; e por meio do seu longo conhecimento da família humana, pode moldar suas tentações para tirar vantagem de nossos pontos fracos de caráter. E quão frequentemente lhe revelamos o segredo de como poderá obter vitória sobre nós! Oh! como deveríamos dominar nossas palavras e ações! Quão fortes poderíamos tornar-nos se nossas palavras fossem tais que nos não envergonhássemos de enfrentar o seu registro no dia do juízo! Quão diferentes aparecerão elas no dia de Deus do que agora aparentam ao serem pronunciadas!” (Mensagens aos Jovens, p. 328)
A única coisa que o diabo pode fazer é “chutar” o que uma pessoa está pensando, pois ele aprendeu a conhecer algumas coisas olhando a fisionomia do rosto de alguém. Só em ver o semblante da pessoa, Satanás pode perceber se está nervosa, angustiada, etc.

O inimigo também poder saber o que está em nossos pensamentos através de nossas palavras e ações. Devemos ter muito cuidado no tipo de palavras que proferimos e como agimos. Não devemos dar chance a ele para que descubra todos os nossos defeitos de caráter. Quando ele descobre nossas fraquezas, passa a trabalhar em cima delas a fim que nos induza a pecar. Ele monta uma grande estratégia a fim de tentar nos pegar nos pontos fracos; e no momento em que ‘mostramos a ele’ nossos pontos fracos, mais chances damos às trevas para serem usadas contra nós.
"O adversário das pessoas não tem permissão de ler os pensamentos dos homens; é, porém, perspicaz observador, e nota as palavras; registra-as e adapta habilmente suas tentações de modo a se ajustarem ao caso dos que se colocam em seu poder. Caso trabalhássemos para reprimir os pensamentos e sentimentos pecaminosos, não lhes dando expressão em palavras ou ações, Satanás seria derrotado pois ele não poderia preparar suas especiais tentações para adaptar ao caso. Mas quantas vezes, por sua falta de domínio próprio, professos cristãos abrem a porta ao adversário das pessoas!" (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 658)
Satanás não pode entrar na mente sem nosso consentimento:
"Se vivemos inteiramente para Deus, não permitiremos que a mente se demore em imaginações egoístas. Se houver um meio qualquer pelo qual Satanás possa alcançar acesso à mente, ele semeará o seu joio e o fará crescer até que redunde em farta colheita. Em caso algum pode Satanás obter domínio sobre os pensamentos, palavras e ações, a menos que voluntariamente lhe abramos a porta e o convidemos a entrar. Ele entrará então, lançando fora a boa semente semeada no coração e tornando de nenhum efeito a verdade." (O Lar Adventista, p. 402)
Apesar de Deus nos ajudar a vencer, incluindo os maus pensamentos, isto não quer dizer que não tenhamos de fazer nossa parte. Devemos purificar nossos pensamentos, a fim de que não façamos ou falemos coisas erradas para que Satanás não tenha ainda mais armas para usar contra nós:
“Precisamos de um constante senso do enobrecedor poder dos pensamentos puros, e da danosa influência dos pensamentos maus. Ponhamos nossos pensamentos em coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para qualquer pessoa é o pensar correto. Devemos usar todos os meios que Deus pôs ao nosso alcance, para o governo e o cultivo de nossos pensamentos. Devemos pôr a mente em harmonia com a mente divina." (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 659)
A purificação dos pensamentos - uma comunhão com Deus tão profunda a ponto de nossa vida ser plenamente dEle – é o que mais necessitamos. Ore a Deus. Tenha certeza de que, mesmo orando em pensamento, Ele irá atender-lhe. Creia no Eterno Senhor. Aceite a Jesus como seu Salvador. Fazendo isto, sua vida será outra e sua vitória será certa.

5 comentários:

  1. O único que conhecer o(s) pensamentos de TODAS as criaturas do Universo e do Multiverso é DEUS(Pai, Filho e Espírito Santo), MAS para CADA ser humano, além de DEUS, duas outras criaturas DEVEM ter o privilégio de poder saber os pensamentos da sua CRIATURA PROTEGIDA : o 'anjo relator' que escreverá ou para o livro da vida ou para o livro da morte desta 'única criatura', bem como o 'anjo da guarda desta mesma única pessoa. No livro bíblico de Hebreus, JESUS nos é apresentado como nosso Sumo Sacerdote e único Mediador(Advogado pelo Seu próprio sangue) e ao 'abrir-se o livro da pessoa que estará sendo julgada' neste exato momento, PELO MENOS DUAS CRIATURAS(Anjo da guarda e Anjo relator daquela pessoa que estará sendo julgada para a vida ou morte eterna) devem servir de TESTEMUNHAS, caso contrário satanás poderia alegar que sem pelo menos 2 testemunhas não há como julgar(assim eram os julgamentos já na época do povo de DEUS com o santuário terrestre no deserto), pois o santuário terrestre e TODOS os seus procedimentos deveriam ser CÓPIA DO SANTUÁRIO CELESTIAL( inclusive 2 testemunhas, no mínimo, PARA QUE QUALQUER JULGAMENTO INDIVIDUAL pudesse ser realizado COM JUSTIÇA E MISERICÓRDIA, qualidades cruciais no caráter de DEUS para que toda criatura possa ser julgará eternamente). O meu Anjo da guarda e o meu Anjo relator DEVEM conhecer SOMENTE OS MEUS PENSAMENTOS e os de mais ninguém; o seu Anjo da guarda e o seu Anjo relator DEVEM conhecer SOMENTE OS SEUS PENSAMENTOS e os de mais ninguem.Quando JESUS voltar pela segunda vez(em glória), Ele e todo o Universo, bem como o Multiverso, terão JÁ conhecido TODOS OS PENSAMENTOS DE TODAS AS PESSOAS SALVAS. E' 'demais' o amor ❤️ de DEUS por nós. O nosso cérebro pecador e limitado projeta a nossa própria estreiteza para a grandiosidade da mente do Onisciente, Onipotente e Onipresente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.Paz e Bem.

      Excluir
    2. Desculpe mas seu comentário não tem embasamento bíblico.

      Excluir
  2. Curioso de saber que,o nosso anjo dá guarda e o nosso anjo relator, sabe dos nossos pensamentos 🤔

    ResponderExcluir
  3. O Espírito de Profecia nos deixa claro que 5 são as avenidas que conduzem à alma, ou seja, os 5 sentidos, a saber : tato, olfato, paladar, visão e audição. Embora satanás não tenha poder de ler os nossos pensamentos, nos observa através de seu exercito(o mesmo 1/3 dos anjos expulsos do Céu) e percebe, devido aos seus milhares de anos já vividos, o que olhamos muito com interesse e tempo, o que ouvimos e falamos, o que mastigamos e quanto, o que bebemos, o que, quem é como tocamos,... e chega a algumas conclusões sobre quais são os pontos fracos(de tentação) de cada ser humano. Isto permitirá, de acordo com Zacarias no Velho Testamento que satanás apresente-se no julgamento de cada ser humano como o advogado-mor de acusação, tentando perante o Pai, o Filho, o Espírito Santo, os anjos(os 2/3 que não foram expulsos) e outros seres universais e multiversais, levando seus anjos maus como testemunhas de acusação. O amor de DEUS, contudo, nos diz : 'Ainda que os vossos pecados sejam vermelhos como o carmesim, eles serão tornados brancos como a neve. Graças ao sangue vertido pelo Cordeiro de DEUS que tira o(s) pecado(s) do mundo somos 'perdoamos absolutamente' pois aceitamos que o Inocente Cordeiro de DEUS morresse em nosso lugar. Amém!

    ResponderExcluir