terça-feira, 22 de agosto de 2017

Templo = Igreja? Sacerdotes = Pastores? Púlpito = Santíssimo?

Muitos cristãos acreditam que o santuário/templo do Antigo Testamento corresponde à ‘igreja’ (prédio) e que os sacerdotes israelitas correspondem aos pastores. No entanto, essa ideia é contrária aos ensinamentos do Novo Testamento. Por isso, ela é corretamente rejeitada pelas igrejas evangélicas em geral, inclusive a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Acompanhe um resumo do que o Novo Testamento ensina sobre o assunto.

Santuário/templo
- Na nova aliança, o santuário/templo físico desaparece
"Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens." (At 7:48)
- No Céu, há o santuário celestial (que já existia nos tempos do Antigo Testamento)
"O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse [Jesus], o qual Se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem." (Hb 8:1-2)
"Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; Ele entrou nos céus, para agora Se apresentar diante de Deus em nosso favor." (Hb 9:24)
- Na Terra, o santuário/templo são os cristãos individuais e a comunidade cristã
"Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? […] O santuário de Deus, que são vocês, é sagrado." (1Co 3:16-17)
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (1Co 6:19)
Sacerdotes
- Cristo é nosso Sumo Sacerdote no santuário celestial
"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos." (Hb 4:14)
"Visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. […] É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus." (Hb 7:24, 26)
- Todos os cristãos são sacerdotes
"Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. […] Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz." (1Pe 2:4-5, 9)
"Jesus Cristo […] nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Seu Deus e Pai." (Ap 1:5-6)
"Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a Terra." (Ap 5:10)
"Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante mil anos." (Ap 20:6)
O que significa ser um sacerdote?
Martinho Lutero ensinava corretamente que:

- podemos ir diretamente a Deus, sem a mediação da igreja, sacerdotes, sacramentos, boas obras, santos etc. (Jo 14:6; Hb 10:19-20);
- todos os cristãos, e não apenas um grupo privilegiado, são espirituais (Jo 3:6; Rm 8:9, 14; 1Pe 2:5);
- o batismo nos torna iguais (Jo 3:6; Gl 3:26-29; Cl 3:9-11);
- cada cristão recebe um dom/ministério/vocação, mas nenhum destes é superior ao outro (1Co 4:1-2; 12:4-12; Ef 4:11-16).

Mesmo em relação aos diferentes dons espirituais:

- não é determinado dom que torna alguém espiritual;
- nenhuma vocação (ou dom) é mais sagrada que a outra;
- não há hierarquia, senão a de serviço;
- não há lugar para autoritarismo ou arrogância.

Adaptado de palestra de Wilson Paroschi (via Missão Pós-Moderna)

Nota: Outra ideia bem comum em nosso meio é a seguinte: "A igreja de hoje segue o modelo do templo de Israel. Portanto, o local onde fica o púlpito deve ser considerado como o Santíssimo, simbolicamente"Esta afirmação não tem nenhum respaldo bíblico nem no Espírito de Profecia. Apesar de sabermos do grande zelo que devemos ter para com o local de onde a Palavra de Deus é pregada nos cultos, não podemos ensinar algo que a própria Palavra não confirma. Depois que Jesus entregou-Se na Cruz, o simbolismo que havia no Santuário perdeu seu sentido (cf. Mateus 27:51). As igrejas atuais estão mais para "sinagogas" do que para o Templo, pois elas servem para ensinar a Palavra de Deus e fazer adoração a Ele, sem, contudo, envolver qualquer tipo de "sacrifício expiatório", nos moldes que eram feitos no Antigo Testamento. Portanto, dizer que o local da mesa da Escola Sabatina é o Lugar Santo e que o púlpito representa o Santíssimo, não tem nenhuma base bíblica.

4 comentários:

  1. Há alguns textos de EGW que podem gerar certa polemica quanto a isso. Textos que falam sobre reverencia na casa de Deus, sobre o momento do culto, sobre o pulpito dentre outros. Creio que o autor poderia enriquecer o texto e complementar melhor sobre esses pontos e textos. Pois, de fato, há muitos adventistas que acreditam que há uma 'espiritualidade' especial, santidade no 'imovel' em que é a igreja fisica... assim como que o pulpito sendo um lugar que se deve ter mais inflexivel reverencia... e q nao pode ser usado para outras finalidades.

    Outro ponto especial... é que foi colocado que todo cristão é um sacerdote. Porém, há muitos pregando de que o homem é o sacerdote... sobretudo o sacerdote do lar. (parecr que egw fala isso). Creio que se bom tambem abordar a questao de que homem e mulheres nao iguais neste aspecto.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Muito bom. - Comentário meu: >>>Templo = Igreja; até porque Cristo disse: "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte (monte Gerizim) nem em Jerusalém ADORAREIS O PAI (não uma Trindade). João 4:21. - "Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo de YHWH, templo de YHWH , templo de YHWH é este.
    Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;
    Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,..." Jeremias 7:4-6.
    - Além das citações de 1 Cor. 3:16-17; 1 Cor. 6:19, podemos incluir: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." 1Cor. 6:20, e :"E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
    Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei;
    E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz YHWH Todo-Poderoso." 2 Coríntios 6:16-18.
    - Tais declarações de Paulo, confirmam, que é YHWH, o TODO-PODEROSO, que habita em nós através de Sua influência divina, o Santo Espírito; não um suposto terceiro "deus" da Trindade.

    ResponderExcluir
  3. Bela explicacao, pena que tdas as denominacoes nao seguem isso. Hipocrisia.

    ResponderExcluir