segunda-feira, 18 de setembro de 2017

10 motivos para uma pessoa nunca mais voltar a uma igreja

Pesquisa revela os dez motivos principais pelos quais as pessoas que visitam uma igreja pela primeira vez nunca mais voltam. Ela foi realizada pelo pastor americano Thom S. Rainer. 

No Twitter, ele pediu para os que visitaram uma igreja pela primeira vez contassem se voltariam ou por que não voltariam mais. Embora não seja uma pesquisa científica, ela revela algo que você precisa pensar. Aqui estão, em maiúsculo, as dez respostas mais recebidas em ordem de frequência com comentários do pastor Rainer abaixo.

1. TER QUE FICAR EM PÉ (exposição) E SAUDAR (momentos de confraternização) UNS AOS OUTROS NA HORA DO CULTO OU DE ALGUM DOS SERVIÇOS DO CULTO
Fiquei surpreso pela grande quantidade de visitantes que se sentem desconfortáveis durante esse momento. Foi assustador o número de pessoas que disseram que se sentiam expostos e não voltariam mais por isso.

2. MEMBROS DA IGREJA NÃO AMIGAVÉIS
Esta resposta eu já esperava. Mas a surpresa foi o número de visitantes que incluíram os membros não genuinamente amigáveis, isto é, membros com atitudes artificiais. Os visitantes perceberam que alguns membros da igreja apenas fingiram ser amigáveis e simpáticos.

3. FALTA DE SEGURANÇA NA ÁREA INFANTIL
Esta resposta gerou as maiores reações emocionais. Se a sua igreja não dá a mais alta prioridade às crianças, não espere que famílias jovens queiram frequentá-la.

4. FALTA DE UM LUGAR ESPECÍFICO PARA PEDIR INFORMAÇÕES
Se a sua igreja não tem um lugar claro e óbvio para se pedir informações, você provavelmente terá reduzida ao meio a chance de sua visita voltar. Deve haver um “Centro de Informações” e também uma pessoa para cumprimentar e dar assistência aos visitantes.

5. SITE DA IGREJA RUIM
A maioria dos visitantes vão ao site da igreja antes de comparecerem ao culto. Mesmo depois de irem à igreja, alguns vão visitar o site à procura de informações complementares. As impressões destes visitantes sobre a igreja podem ser prejudicadas pela influência de um site ruim, com informações não atualizadas ou confusas. Os dois itens indispensáveis para os visitantes que querem informações no site são: endereço e horários dos serviços. Isto é o básico.

6. SINALIZAÇÃO POBRE
Se você tem frequentado uma igreja por algumas poucas semanas, esqueça tudo sobre a sinalização. Você não precisa mais disso. Mas os visitantes precisam. E eles ficam frustrados quando as sinalizações não estão lá.

7. LINGUAGEM INTERNA DA IGREJA (Linguagem Denominacional)
A maioria dos que responderam as perguntas não se referiram à linguagem teológica, mas à linguagem que apenas os membros conhecem.

8. CULTO ENTEDIANTE OU EXCESSIVAMENTE FORMAL
Minha surpresa não foi a presença deste item. Mas ver quantas pessoas se incomodam com isso.

9. MEMBROS QUE MOSTRAM DESCONFORTO PORQUE O VISITANTE SENTOU EM “SEU” LUGAR (suposto lugar do membro)
“Com licença, esse é o meu lugar”. Sim, isto ainda existe em muitas igrejas.

10. DEPENDÊNCIA OU MOBILIÁRIO DA IGREJA APRESENTANDO SUJEIRA OU DESORDEM
Veja alguns dos comentários: “Pareceu que não havia sido limpo há semanas”. “Não havia uma lata de lixo!”. “Os banheiros eram piores que banheiros de parada de caminhões”. “Os bancos tinham mais manchas do que bancos de estabelecimento comercial”.

Em quais aspectos sua igreja precisa melhorar?

45 comentários:

  1. a pior coisa é sentir que ninguém ti enxergou ali. isso é pior que tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja vivi isso na prática e foi cruel mesmo e me arrependi de ter ido e só fiquei até o final por vergonha de sair

      Excluir
    2. mas nao deixe de ir minha amada sei que jesus te ve la pq nao devemos esperar do homem mas sim de jesus falo pq ja passei por isso mas percistir e ja tenho 12 anos na presenca de quem me recepcionou e eu o amo

      Excluir
    3. Vc quer ir a igreja para ser enxergada por membros.. em vez de ser vista por Deus ? Vc vai a igreja buscar a atenção dos membros ou a presença de Deus ?

      Excluir
    4. Os dois é claro ou lá vamos ficar como estátuas hahahahs

      Excluir
  2. Recepção fraca. Igreja sem lugar ou com assentos guardados. Quando fui na igreja no sabado nem sabia que existia escola sabatina. Depois se um ano frequentando perguntaram pq ru não frequentava os jovens. Eu nem sabia ! Os jovens são bem mal direcionados pra recepcionar os novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, e a grande maioria são de berço ou seja há algo de errado se supostamente recebem a devida educação desde cedo. Quem me orientou foi o Diretor da escola sabatina.

      Excluir
  3. Eu sou o único Adventista da família, entrei sozinho na igreja, sem convites humanos; me batizei em 2010 e sempre insisti principalmente nos itens 2, 4, 5 e 7 além de outros não citados nesta matéria, mas sempre fui ignorado e até alvo de críticas por cobrar melhorias nesses quesitos. Além de ter vivido na pele de um visitante e novato na fé, sou fotógrafo profissional, técnico em som e eletricista com décadas de experiência nessas áreas, inclusive no Japão e trouxe várias inovações gratuitas para as IASD do leste catarinense, mas tive todos os meus dons desprezados por frequentadores, líderes locais e líderes da associação, os mesmos que já ouvi pregando para usarmos os dons que Deus nos concedeu; uma contradição. Então abandonei meus ministérios e serviços à igreja por falência financeira e moral. Profundamente lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, aqui é um membro desligado da igreja, por opção ou por descaso da organização, siga sua vida, use o que você sabe em seu favor e para fazer algum bem pra alguém ou pra sua comunidade, você estará exercendo seu ministério, ninguém pode tirar isto de você, Deus ti concedeu dons é talentos, aproveite e desfrute deles para seu bem e dos seus( amigos, família, vizinhos e demais que você encontrar no seu caminho)

      Excluir
    2. Meu caro, aqui é um membro desligado da igreja, por opção ou por descaso da organização, siga sua vida, use o que você sabe em seu favor e para fazer algum bem pra alguém ou pra sua comunidade, você estará exercendo seu ministério, ninguém pode tirar isto de você, Deus ti concedeu dons é talentos, aproveite e desfrute deles para seu bem e dos seus( amigos, família, vizinhos e demais que você encontrar no seu caminho)

      Excluir
    3. Sim, basicamente foi o que eu fiz.
      Só que não abandonei a fé na doutrina. Passei a frequentar qualquer IASD, sem me fixar em alguma e muito menos sem me envolver com as pessoas e com cargos. Os problemas surgem quando se interage com as pessoas ou liderança.
      Agora dependendo das minhas condições financeiras, me dedico a fazer trabalhos fotográficos voluntários para ONGs defensoras dos animais, onde pessoas de outras religiões, sem religiões ou ateus me respeitam e me valorizam mais. Inclusive vale salientar que sempre fui mais contratado, valorizado e pago corretamente, por pessoas de outras denominações, como Assembleia de Deus e católicos.

      Excluir
  4. Muitos membros de muitas deominacoes arrotam santidade de achando mais Santos que qualquer um, com certeza isso esfria qualquer um, a opção nr 2 é a pior

    ResponderExcluir
  5. O pior e tudo é os membros nao amigáveis isso está em quase todas as igrejas ,pessoas presunçosas cheias de si arrotando santidade sem amor ao proximo

    ResponderExcluir
  6. Fala serio vamos ver 10 motivos pra deixar de falar mal das igrejas, e focar no que de fato são problemas tais como: a saude,educação,saneamento basico,politica,Drogas,violência entre outros assuntos, em vez de falar mal das igrejas e vão procurar uma e se redimir de seus pecados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e uma das atitudes que citam como ....incomodar é ser comprimentado, apresentados e depois a indiferença dos membros da igreja, então querem o que ? Quando a pessoa quer seguir a Jesus nada vai atrapalhar, a pessoa vai se sentir bem em alguma igreja, perfeição não existe.

      Excluir
  7. Pessoas devendo em meu comércio mas com cargo na igreja ou subindo no pulpito!!! ��

    ResponderExcluir
  8. Meu desconforto é chegar e ser notada como diferente por que uso calças compridas e uso brinco e anéis discretos e ficam me olhando como se falassem Deus não gosta de adornos e mulher não usa calças assim. Não vou mudar meu visual por eles, me sinto bem assim e sei que Deus não me condena por isso.portanto fico sem lugar nas igrejas então vejo culto pelo site em casa feliz com Deus.
    Um abraço.
    Rosane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, cada grupo social tem suas regras, ou nos adequamos a elas ou as mudamos, igreja pela tv não corresponde ao propósito de comunidade, contudo esses santuários, estão mais obsoletos no sentido de comunidade que qualquer outra coisa, busque um pequeno grupo que esteja iniciando nos arredores onde convive, ou onde tem amizades... Daí você interage e desfruta o que for saudável!

      Excluir
  9. Quando vc está focado em Jesus, não se importa com nada disso, mesmo sendo visita. Foi o meu caso. Quando alguém não quer ir á igreja inventa muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ConcordO com você. Vamos a igreja com o foco em Jesus.

      Excluir
  10. O que eu acho mais interessante é que o lugar onde você é mais desreipeitado é mais humilhado é exatamente o lugar que você volta sempre que é o capital, assim como se a igreja não fosse um ospital,e como se você não fosse um doente que nunca precise de Deus, amigo isso é uma desculpa das mais esfarrapada que já vi, você só não é maltratado por Deus, mais não espere nada de bom dos seres humanos que todos são iguais a você,mesmo estando dentro da igreja.

    ResponderExcluir
  11. O que mais vejo, foram santidade e esquecem
    O essencial: respeito! E essa formalidade, pessoas se comportando como santas e sabemos a são seres humanos! Não gosto dessa formalidade. Só genuína !

    ResponderExcluir
  12. Igreja nao é pra gostar, é pra dar gloria, graças a Deus... A palavra do Senhor não é para todos. Se vc vai se reunir com a igreja para se sentir bem, ou ser bem tratado, ou vai pra usar uma roupa bonita que vc nao tem outro evento pra ir, ou tambem se vai pra tentar resolver problemas sociais... Talvez teu lugar nao seja ali... Igrejas sao pessoas reunidas para o fim comum de louvar a Deus, estudo da palavra, edificação espiritual , relembrar a morte e ressurreição de Cristo, etc, coisas ESPIRITUAIS, seguindo o que o Senhor mandou fazer.

    ResponderExcluir
  13. Não li nestas questões alguém dizendo que foi procurar a Deus e não encontrou, enquanto as pessoas procurarem a igreja pra ver somente pessoas vão se decepcionar sempre, até porque ali é um lugar de pessoas com falhas com erros tentando melhorar, vamos focar na palavra e na adoração a Deus ai tudo vai ficar melhor.

    ResponderExcluir
  14. Isso é complicado... ��... tão complicado que as vezes quando tenho oportunidade de falar de Cristo para alguem e ela vai congregar longe de onde eu congrego, fico preocupada se ela será bem tratada ou não... o que fazer numa situação dessa, sendo que parece que se o fizermos será como um grito numa tempestade de raios, ou uma gota caindo no oceano. Penso e acredito que não é a gente tentar convencer as pessoas de que elas estão erradas, isso seria inútil, pessoas não mudam pessoas (somente o espírito santo atuando na vida delas). O que fazer então? Bem, ficamos na expectativa todos os dias de que o mundo está sem amor, de que as pessoas não mudam, são frias, agressivas, só se importam consigo mesmas. E criamos expectativas de que as pessoas devem mudar, e pregamos que elas precisam mudar. Mas a questão, é que se só esperarmos, só seremos mais um, serei só mais um destes que reclamam e não fazem nada. Tem uma canção muito linda, do vocal livre que fala assim: "Haja mais amor a começar em mim" ou seja tudo começa de nós mesmos, não quero cobrar dos outros o que não começa em mim e mesmo se o fizéssemos isso não nos da o direito de exigir isso dos outros, isso é livre arbítrio. O que é maia legal nisso, é que não sou eu fazendo isso por mim mesma, é o amor de Cristo atuando em minha vida, é refletindo isso pra outras pessoas, é algo natural, automático, é simplesmente acontece. Tá isso não passa de palavras bonitas, e que gente, não sou perfeita de forma alguma, oro a Deus pedindo pra que não me porte de forma fria e falsa com os outros, sou humana falha e pecadora, e não tenho mérito algum. Mas em preocupação com pessoas como vocês, mesmo que seja como lutar contra a correnteza, como lutar contra a maré, correndo o risco de me afogar num turbilhão de críticas e condenações, prefiro fazer isso, pois é o que Cristo faria. Sinto muito, pelo o que vocês passam nas igrejas, mas apelos como os de vocês irão me fazer pensar como estou sendo como pessoa, que postura estou tendo como Cristã Adventista. Oro para que vocês sejam tratados da melhor maneira possível, como verdadeiros convidados, e não desanimem da fé. Pois mesmo estando longe, ou não conhecendo vocês estarei intercedendo e pedindo que o espírito Santo os fortaleça. Nome: Izabel Ferreira. Aparecida de Goiânia GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria nem responder, acho que estás no caminho... Se manter a humildade e a bondade de alguma forma estará sendo guiada para o Caminho, ainda assim a pesquisa é válida e ajuda alguns a exergarem ou a si ou a outros de forma melhor. A mudança se faz através de nós ( humanos) apesar da atuação invisível expiritual, somos nós os agentes físicos pra que isto se manifeste aos outros.

      Excluir
  15. Deus nosso pai!Até em tuas moradas acham defeitos ... Esses pecadores acham que para adorar-te e santificar-te é preciso ser preenchidos todos os pré requisitos de conforto material, social e psicológico enquanto permanecem por apenas duas horas à distância do mundo de iniquidades. Haja misericórdia, Senhor!

    ResponderExcluir
  16. Não concordo com todos os itens. Sei que, talvez, a igreja não esteja preparada para receber visitas; mas acredito que a mensagem seja o ponto mais importante. As pessoas não nos visitam em busca de um ambiente agradável para congregar e sim de ouvirem a verdade e terem um encontro com Deus.
    Mas creio que alguns dos pontos acima sejam bem relevante realmente.

    ResponderExcluir
  17. Como já é de praxe, sempre aparece gente argumentando que devemos ir à igreja por Cristo e não pelas pessoas! 1º que geralmente essas pessoas têm família, cônjuge ou amigos na igreja e a maioria jamais foi a uma igreja onde não conhecia ninguém. Pior ainda se for um homem sozinho, como eu! 2º que outra parte das pessoas que dizem isso, possivelmente frequentaram pouco ou logo já criaram amizades e deixaram de ser estranhos. Eu não desejo mal a ninguém , mas para efeito de aprendizado, eu gostaria que todas as pessoas que dizem isso, frequentassem um local com 100 pessoas estranhas ou não, que as odiassem, que não gostassem, desprezassem ou ficassem olhando torto, fazendo fofocas mentirosas e ainda assim se sentissem bem, focadas somente em Deus, felizes e confortáveis. EU DUVIDO que ficariam tranquilos num ambiente hostil por muito tempo! DUVIDO! E mesmo que haja alguém tão frio a este ponto, que eu sei que existem, a maioria não se sente bem! Por fim, quem afirma isso, além de tudo, está mascarando, escondendo problemas reais, que existem, ao invés de lutarem para melhorar, ou seja, comodismo! Acham que está bom assim.

    ResponderExcluir
  18. Lamentavelmente sou obrigado a concordar com parte significativa destes dez itens pesquisados entre aqueles que foram a uma igreja pela primeira vez e não mais se sentiram encorajados a retornar às suas reuniões.
    Sei que é muito difícil para alguém, que não é do meio, entender certas situações pontuais de determinados ambientes. Ir a uma igreja nos leva a pressupor que ali estão pessoas de bem e comprometidas com um nobre proposito um lugar de irmandade e de pessoas local com um proposito. Assim, não encontrando nestas pessoas esta satisfação, vem a inevitável decepção. Ou melhor, a indesejável frustração. Isto já aconteceu com inúmeras pessoas, acorreu comigo e, tenha a certeza, acontecerá com outras pessoas, afinal somos terrivelmente falhos e estamos em continua busca da perfeição encontrada somente em Cristo Jesus.
    Para você que está incluído entre aqueles que tiveram suas expectativas frustradas quanto a uma determinada igreja, não se entristeça, nem desanime, vá à busca de sua salvação em Cristo e não nos miseráveis seres humanos. Somos todos pecadores cheios de defeitos, que estamos em busca da perfeição cristã.
    Uma igreja, meus amados, não passa de uma clinica hospitalar, onde os seus atendentes sofrem dos mesmos males daqueles que lhes procuram.
    Sendo assim, ,eu amigo e minha amiga, busque conhecer a palavra bíblica através de um estudo particular, auxiliado por alguém que realmente conhece e não apenas se limita a indicar uma igreja qualquer entres as mais de 50.000 denominações, que atende a todos os gostos e preferencias.
    Seja prudente diante dos que irão te orientar na palavra. Se eles te falarem de coisas que não estão devidamente provadas nas Escrituras, sai deles, podem ser lobos devoradores que estão na tua captura, pois querem mesmo é o teu dinheiro para entesourar em beneficio próprio.
    Examinai nas Escrituras e nela terá a legitima e verdadeira informação do Caminho a ser trilhado. Para isto, vá a uma livraria de sua preferencia e adquira um exemplar das Sagradas Escrituras que melhor atender o seu gosto. Não importa a denominação. Para facilitar sua compreensão, adquira bíblias editadas pela Sociedade Bíblica do Brasil S/A. São as que tem uma melhor linguagem, muito embora todas sejam iguais no conteúdo, diferem exclusivamente na linguagem da tradução. Se você conhece o Aramaico, Grego ou o Hebraico, poderá adquirir exemplares nestes idiomas. Se não, contente-se com uma tradução de boa qualidade, como por exemplo a ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.
    Se todos estes caminhos ainda falhares para com a sua satisfação, pode fazer uso de meu e-mail, que terei imensa satisfação em orienta-lo no seu aprendizado, sem qualquer espécie de compromisso com qualquer das denominações existentes. A escolha da denominação será uma decisão exclusivamente sua e terá por fundamento unicamente o seu conhecimento da Bíblia, tal qual como ela é, sem manobras ou subterfúgios.
    Que o Espírito de Deus e o amor de Cristo Jesus, repouse em teu coração e tenhas a luz resplandecente no teu caminho.
    Abraço. ALMIR CARVALHO.
    E-mail: advogadocarvalho@uol.com.br

    ResponderExcluir
  19. E esto muito feliz na igreja em que congrego, pois não vou a igreja pra julgar, nem tampouco aceito ou me incomoda o julgamento de pessoas falhas como eu.Precisamos colocar Deus em nosso coração, assim fazendo não haverá lugar pra tantas frustrações. Afinal, como disse Paulo: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.

    ResponderExcluir
  20. É uma pesquisa pra desenvolvermos práticas melhores. Podemos tirar coisas boas destas informações, assim iremos crescer. Vejo neste termômetro (relatório da pesquisa) um mecanismo pra que o profissional possa atuar melhor, cabe aqui dizer que quem deveria primeiro saber usá-lo são os pastores, seguido da liderança nas esferas administrativas( vá numa das esferas de atuação administrativa da igreja que você conhece e veja como é atendido você pessoa ( não membro de igreja) avalie e tire suas conclusões, os membros são os menos culpados desses erros, eles precisam ser treinados pra receber, pra interagir, pra ser cortês, amável, bondoso, esta é a tarefa dos líderes e dos pastores, quanto tempo Jesus ensinou e quanto sermão Jesus pregou?! Estamos distorcendo isto em favor dos favorecidos... leia a Bíblia para pratica do bem, não para ter uma enciclopédia de teoria ou de teologias, ainda que seja necessária em algum momento ou outro, porém se não for pra o bem das pessoas de que vale ou pra que serve a verdade (se é que estamos mesmo na Verdade). Não percam o Caminho, pois sem ele não há Vida!

    ResponderExcluir
  21. Amados a paz esteja com todos. Vamos a Igreja não pela sua imponência ou aparência, mas sim por causa do Senhor da Igreja JESUS CRISTO, o nosso senhor e salvador; todo aquele que se dirige a uma Igreja seja ela de qualquer denominação não vai por vontade própria, porque quem o leva a casa de DEUS é o ESPIRITO DE DEUS, por isso é muito comum que ao adentrar no lugar q esta preparado para a adoração ao SENHOR JESUS vez ou outra ouve-se o murmurio de satanas tentando tirar a atenção daquele q o espirito de DEUS o trouxe para ouvir as boas novas de salvação. Nao devemos entrar na Igreja para murmurar e sim para adorar aquele q asi mesmo se entregou para nos dar a vida eterna. AMEM.

    ResponderExcluir
  22. Li e vi muitas queixas,sobre essa pesquisa. Quem foi a igreja e se sentiu mal por alguma coisa desses tópicos, quero lhes dizer amados que vc foi a igreja pelo motivo errado. Te digo isso porque vivi isso na pele como alguns disseram aqui todos as dez questões ditas aqui e sabem amados que deixaram de servir e buscar ao Senhor para sua salvação própria, imagine vc diante do Senhor no juízo final falando essas desculpas que deram aqui para nunca mais voltar a igreja. E sabem porque usaram essa desculpas foi porque vc que continua inflexível ao chamado do Espírito Santo,é porque vc quer e gosta de seguir e fazer suas vontades próprias, gosta da vida miserável que vc vive de pecado e usa desculpas frívolas para continuar sendo escavo do diabo. Porque foi dessa forma que ele usou no céu para se rebelar contra nosso Deus.Eu recebi o chamado de Deus em 98 fui e aceitei ao seu chamado até o dia em que Ele me conceder o sopro de vida aqui. Enfim quero lhe dizer meu amigo infeliz por alguma coisa ou por outra pessoa, o único que vai poder tirar vc do céu e perder a sua salvação é vc mesma ok. Porque até hoje vivo e vejo isso na igreja com meus irmãos e não é motivo nenhum para eu deixar de amar e servir ao meu senhor e salvador Jesus e sabe porque nos deparamos com essas coisas em nosso meio e nos sentimos assim, porque somos iguais a eles, a essas pessoas. Somos ruins e ingratos que nem sei porque Deus nos amou tanto a ponto de dar a sua vida por nós.Pense em suas prioridades,no que vc quer,se é tão bom ou melhor que sua salvação,que Jesus deu de graça! Vc vai dar razão pra satanás que Deus é arbitrário e ruim seu governo, que prefere ficar do lado dele do que ao lado De Jesus? Veja bem nada disso tira a sua salvação a não ser vc mesma, nem satanás por mais que ele faça contra vc pode tirar essa bênção e graça pra vc, a não ser vc mesma ao preferir o pecado do que ao perdão de Deus por vc. Estar chegando o dia que não haverá mais tempo de se arrepender,se arrependa agora, hoje enquanto é tempo!Deus os abençoe e lembre-se não perca sua salvação por bobagens ou orgulho,Jesus te chama atenda-o.

    ResponderExcluir
  23. Por esses motivos fúteis as pessoas deixam de ir a igreja? Quando saio de casa para a igreja não me preocupo com pessoas, lugares, estacionamento e muitas outras coisas terrenas saío de casa para prestar meu culto a Deus por esse motivo a muitos entre nós doentes fracos e aqueles que dormem! Deixar de ir a igreja por causa de um site!!!

    ResponderExcluir
  24. Por esses motivos fúteis as pessoas deixam de ir a igreja? Quando saio de casa para a igreja não me preocupo com pessoas, lugares, estacionamento e muitas outras coisas terrenas saío de casa para prestar meu culto a Deus por esse motivo a muitos entre nós doentes fracos e aqueles que dormem! Deixar de ir a igreja por causa de um site!!!

    ResponderExcluir
  25. Ah, e como não pude deixar de perceber, além de muitas pessoas se afastarem da igreja pelos motivos da matéria, muitos outros acabam empurrando de vez essas pessoas para bem longe, adicionando culpa a elas, afirmando preconceituosamente e generalizadamente (cada caso é distinto) que não foram para a igreja por causa de Deus! Raciocinem e analisem o resultado na prática, do que estão fazendo! Querendo combater a consequência antes da causa.

    ResponderExcluir
  26. estaou na igreja desde 2013 ja tive desgosto com varias pessoas dentro da igreja ate porque sou anciao e nao tem pessoa mais visada dentro da igreja que lider principalmente anciao, mas vou dizer uma coisa nunca vou abandonar a igreja por nada a nao ser por vontade propria nao vou a igreja por causa de pessoas ou coisas vou porque amo a Deus e sua igreja e isso somante me basta, essas infelizmente sao desculpas de quem nao quer masi nada com Deus essa e a verdade quando nao queremos mais ficar na igreja ficamos dando desculpas pras nossas decisoes, nao e assim desde o edem cada um joga a culpra pra outra pessoa, acordemos irmaos e passemos a ir a igreja pra adorara Deus e nao satisfazer nossos caprichos e desejos pessoais, aquele que nao negar se a se mesmo nao vai ser salvo porque seu coracao esta em si proprio.

    ResponderExcluir
  27. Não é à toa q o primeiro ítem foi o mais "votado"/lembrado. Sou adventista de berço, há 42 anos e nunca consegui gostar desse momento "cumprimente seu amigo ao lado". Imagine então um visitante...

    ResponderExcluir
  28. E tbem quem não quer ir na igreja arranja estas 10 desculpas e muitas mais para não voltar mais,vamos na igreja ouvir a palavra de Deus e não para ver se os bancos tem defeitos ou se o banheiro está sujo,vai na igreja te encontrar com Deus E DEIXEM DE DESCULPAS.para não mais voltar.

    ResponderExcluir
  29. Deus não está nas chamadas igrejas, eu não tenho que ir lá para adorar ou buscar a DEUS,eu devo adora-lo a todo tempo em Espírito é verdade, Não tenho que buscá-lo numa igreja pois sou membro do corpo de Cristo e templo do Espírito do DEUS vivo, o que chamam de igrejas deveria ser um lugar de comunhão com os irmãos, coisa que não acontece, temos que tomar vergonha na cara e sair dos bancos confortáveis e irmos para as ruas fazer o que CRISTO nos ensinou, pregar o evangelho a todas as criaturas.

    ResponderExcluir
  30. eu achava que as pessoas iam à igreja para buscarem servir a Deus, e não para falar mal dela 🙄, se você saiu da igreja por causa desses motivos então você nunca entrou lá pela causa de Jesus. simples

    ResponderExcluir