segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A IGREJA ADVENTISTA É UMA SEITA?

Um recente debate público, com troca de farpas entre o pastor André Valadão e o teólogo Rodrigo Silva, reacendeu as discussões sobre doutrinas da Igreja Adventista e a compreensão que muitas igrejas evangélicas têm de que a denominação é uma seita.

Nas redes sociais, André Valadão foi questionado por um seguidor sobre o motivo de afirmar que a Igreja Adventista é uma seita, e o pastor da Lagoinha Orlando Church apontou conceitos teológicos e práticas comuns aos adventistas como contrários à Bíblia Sagrada. Valadão afirmou que há “ensinos heréticos” na Igreja Adventista, e apontou a defesa que a própria denominação faz sobre os ensinos de Ellen G. White, escritora pioneira considerada profetisa.

Valadão afirmou que sua postura em referir às doutrinas adventistas como “heréticas” é parte de seu trabalho: “Cuido, protejo e preocupo com minhas ovelhas, não compactuo com inverdades que dominam ou divergem da simplicidade da Bíblia e do relacionamento individual que todo cristão pode ter com Jesus”. (Leia o artigo completo em Gospel+)

O que é uma seita?
a) A origem etimológica da palavra seita
No grego, o termo é "Hairesis" que significa heresia, que, por causa da semântica, foi traduzido na Vulgata por seita. No seu sentido original significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas, facção, partido, escolha, preferência, etc.

b) Significado da expressão seita nos dicionários (inclusive dicionários bíblicos)
“Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral; Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido” (Dicionário Aurério).

"1. Doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral;
2. O conjunto das pessoas que seguem essa doutrina ou sistema;
3. Grupo de dissidentes de uma religião ou de uma comunhão principal;
4. Grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa; partido, bando, facção;
5. Teoria de um mestre com inúmeros seguidores;
6. Sociedade cujos membros se agregam voluntariamente e que se mantém à parte do mundo" (Dicionário Houaiss).

“Grupo religioso que se separa de um corpo maior (AT 5.17; 28.22)” (Dicionário da Bíblia de Almeida, 2ª edição, p. 144).

As principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento. Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo: "Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja" (Atos 5:17).

"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés" (Atos 15:5).

"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada" (Atos 28:22).

Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às Sagradas Escrituras.

Evangélicos são considerados aqueles que aceitam as doutrinas essenciais da Bíblia, principalmente as que dizem respeito à Cristo.

A Igreja Adventista é uma seita?
Veja o que escreveu Eddie Gibbs, um renomado escritor evangélico em seu livro Church Next (Downers Grove, IL: Inter Varsity Press, 2000) à página 54:

“Podemos definir igrejas evangélicas como aquelas que têm se comprometido com certos fundamentos teológicos inegociáveis.

Isto inclui:

1) A natureza de Deus revelado como três em uma Trindade;

2) A singularidade de Jesus Cristo como o Filho de Deus, que é completamente divino, contudo, tornou-se plenamente humano através de Sua encarnação;

3) Os evangélicos mantêm a crença de que Deus escolheu revelar-Se a Si mesmo para a humanidade através dos atos poderosos dEle e palavra falada fielmente registradas nas Escrituras e supremamente revelada na pessoa de Cristo;

4) Eles insistem na necessidade universal de salvação e na singularidade do trabalho salvador de Cristo para trazer perdão, livramento, regeneração, adoção e santificação;

5) Eles são encorajados pela segura esperança do retorno pessoal de Cristo;

6) Afirmam que todas as pessoas irão postar-se diante de Deus no julgamento final;

São estas convicções inamovíveis que constituem a base para a dedicação dos evangélicos à evangelização mundial”.

Perceba que os adventistas do sétimo dia possuem todas essas qualidades essenciais em seu corpo doutrinário. Para comprovar isso, sugerimos a leitura do livro Nisto Cremos (Editora Casa Publicadora Brasileira) que esboça de maneira mais detalhada as nossas 28 doutrinas.

O termo “seita” se refere ao um grupo de pessoas com doutrinas diferentes da maioria ou a alguma denominação que possui doutrinas erradas. Veja que o termo pode ter tanto um sentido bom quanto pejorativo. Infelizmente, em nossos dias, os adventistas são chamados de “seita” não por terem suas doutrinas peculiares (Doutrina do Santuário Celestial e do Juízo Investigativo, Cuidado do Corpo como sinal de espiritualidade, Mortalidade da alma e dom profético na pessoa de Ellen G. White), mas com o sentido pejorativo da palavra.

Isso faz com que muitas pessoas deixem de estudar aquilo que ensinamos simplesmente pelo medo de lidar com uma “seita”. Ou seja: a acusação de muitos religiosos aos adventistas é para afastar as pessoas e impedir que elas conheçam outras verdades que, consequentemente, trariam grandes benefícios à vida espiritual do crente.

Mas todo aquele que se aproxima de um adventista para sinceramente descobrir no que ele acredita, sai com a certeza de que exaltamos a Jesus e a Palavra dEle. Portanto:

• Alguns falam mal dos adventistas por falta de informação;

• Outros, talvez o façam sendo sinceros, mas estão enganados.

No sentido ruim do termo, seita é todo movimento que não aceita toda a Bíblia (e suas principais doutrinas, mencionadas acima) como regra de fé e não aceita a Jesus como Salvador e Deus.

Veja algumas características de uma seita:

1. Substitui Jesus por um líder humano ou nega a Sua divindade;

2. Substitui a Bíblia pelas tradições humanas ou por crenças consideradas como heresias na Bíblia;

3. Usa da coerção para fazer com que seus seguidores sigam suas opiniões, bloqueando assim a liberdade de escolha destes.

Existem as “seitas” e as “falsas religiões”. Ambas são maléficas. A igreja Adventista não se encaixa em nenhuma destas categorias como poderá ser visto brevemente mais abaixo.

É preciso lembrar que estamos todos imersos na grande guerra entre o bem e o mal. Como numa guerra real, existe a informação e a contra-informação. Satanás, o inimigo de Deus, quer conseguir com que o erro pareça ser verdade e a verdade pareça ser erro. Por isso, precisamos pedir ao Espírito Santo que nos dê iluminação para discernirmos todas as coisas: “Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá” (Colossenses 1:9).

O próprio Apóstolo Paulo foi acusado de pertencer a uma seita. Veja: “Porém confesso-te que, segundo o caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas” (Atos 24:14).

Se Paulo, apóstolo de Cristo, foi acusado de fazer parte de uma seita, isto também pode ocorrer com os adventistas e com muitas outras religiões sérias que fazem da Palavra de Deus sua única regra de fé e prática (nesse caso fico até feliz quando dizem que sou sectário, pois o sou considerado por causa das mesmas crenças de Paulo, no tocante à Lei e ao Antigo Testamento!)

O fato de Paulo ser acusado de pertencer a uma seita não demonstra que ele fosse um sectário. Nós sabemos que ele seguia o caminho ensinado por Jesus e os apóstolos. Do mesmo modo, o fato dos adventistas serem chamados de “seita” (no sentido pejorativo da palavra) não faz com que eles sejam de fato uma religião de segunda categoria. Unicamente os procedimentos e doutrinas é que poderão conferir-lhes este estigma, ou não.

Quem estuda sobre os adventistas nas fontes certas, passa a ter outra compreensão sobre eles. É bom lembrar que muitos evangélicos, após verificarem os fatos (algo que todo pesquisador sincero deve fazer), mudaram seu ponto de vista em relação aos Adventistas.

O pastor Walter Martin, polemista e escritor batista norte-americano, escrevera, no passado, muita inverdade (por má informação) contra os adventistas. Após investigação honesta sobre a exata posição doutrinária dos cristãos que guardam os mandamentos de Deus, publicou recentemente um livro de grande repercussão nos meios evangélicos, intitulado The Truth About Seventh - Day Adventism (A Verdade a Respeito do Adventismo do Sétimo Dia), em que se penitencia de muitos exageros e incorreções em que incidira em relação a nós. Embora discordando de pontos doutrinários que sustentamos, escoimou-se das invencionices e acusações gratuitas, chegando á seguinte conclusão: “os adventistas são cristãos genuínos, crentes em Cristo, salvos pela fé” (Ibidem, p. 10.

O pastor Billy Graham, um dos melhores pregadores do mundo, disse em várias oportunidades que os adventistas são cristãos e se mostrou inclusive amigo dos guardadores do sábado.

Outros destacados eruditos evangélicos têm reconhecido a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma denominação genuinamente cristã. Podem ser mencionados, por exemplo, o presbiteriano Donald G. Barnhouse e o anglicano Geoffrey J. Paxton. Também o “Relatório das Conversações Bilaterais entre a Federação Mundial Luterana e a Igreja Adventista do Sétimo Dia”, ocorridas entre 1994 e 1998, sugere que os luteranos “não tratem a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma seita, mas como uma igreja livre e uma comunhão mundial cristã”.

Cada dia um maior número de pesquisadores bíblicos tem chegado à conclusão de que os “sabatistas” são plenamente cristãos, pois suas crenças se baseiam unicamente na Bíblia Sagrada!

Querido leitor: se você deseja conhecer realmente o que ensinamos e pregamos, não se atenha ao que outros dizem a nosso respeito. Tenha cuidado com as afirmações colocadas na internet, especialmente de sites que se intitulam “sites apologéticos”. Leia você mesmo nossas publicações e tire suas próprias conclusões. Só assim você poderá descobrir no que realmente cremos.

Os adventistas afirmam e crêem que a salvação é unicamente pela fé - um presente da graça de Deus. Eles têm redescoberto verdades importantes da Palavra de Deus que estavam escondidas. Verdades plenamente bíblicas e que se constituem em sinal de amor e lealdade para com Deus. Verifique por você mesmo os ensinos deste povo!

Um comentário:

  1. ciri ciri puter giling bereaksi Your spiritual wisdom is a gift to the online community. I'm grateful for the positive impact your words have had on me.

    ResponderExcluir