Preocupada em renovar sua linguagem para conquistar os jovens, a Arquidiocese de Campinas (SP) lançou o iJuventude, aplicativo para smartphone com informações sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude.
O evento, um dos mais importantes da Igreja Católica, ocorre a cada dois ou três anos desde 1986. A próxima edição será em 2013, no Rio de Janeiro.
Compatível com iPhone, iPod touch, iPad e Android, o aplicativo traz dados históricos e novidades sobre a jornada, além da “Cristoteca” – canal com mais de 70 músicas de cantores católicos.
Segundo o padre Rodrigo Catini Flaibam, a ideia é “trabalhar a mídia onde a garotada está hoje em dia”.
Em junho deste ano, o papa Bento 16 –que completou 84 anos em abril– já havia mostrado preocupação com as novas mídias. Ao lançar o novo site do Vaticano, usou um iPad para escrever uma mensagem no Twitter (foto acima).
Os esforços da Igreja Católica para se adaptar à linguagem dos jovens são reflexo da expansão evangélica.
No Brasil, nas últimas duas décadas, os evangélicos saltaram de cerca de 14% da população para 25%, enquanto os católicos encolheram quase dez pontos percentuais –são hoje aproximadamente 65% da população.
Com estrutura menos rígida, as igrejas evangélicas conseguem renovar a linguagem com maior rapidez.
“Esse é um terreno novo, ainda é uma aventura para a gente”, reconhece Flaibam. “Mais que uma questão de proselitismo, é uma preocupação com a linguagem”, diz.
Ele conta que os mais velhos da arquidiocese só foram descobrir como mexer num iPhone na hora de conhecer o aplicativo iJuventude.
Uirá Machado - Folha.com
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