quarta-feira, 4 de abril de 2012

Google cria óculos com acesso à web


Funcionários do Google estão começando a testar protótipos dos óculos do Google com Android, que estão sendo desenvolvidos no laboratório Google X. O Google liberou hoje as primeiras fotos do novo projeto, chamado Google Glasses, a primeira tentativa da empresa em desenvolver um dispositivo que possa ser "vestido" pelo usuário. Os óculos ainda não estão prontos para venda, mas os funcionários da empresa testarão o produto em público. 

As fotos divulgadas por funcionários do Google na rede social Google+ mostram um protótipo de óculos com uma pequena tela transparente que fica localizada logo acima de um dos olhos. Os óculos podem fazer streaming de informações para a tela, como mensagens recebidas, mapas e outras informações, que podem ser acionadas por meio de comandos de voz. Os óculos também serão equipados por uma câmera para filmar e fotografar.

Ao usar os óculos, os internautas poderiam ver informações relacionadas ao que estão fazendo: ao olhar pela janela de manhã, por exemplo, o óculos mostraria informações sobre a previsão do tempo. Ao receber uma mensagem de um amigo, bastaria responder em voz alta, que o sistema enviaria uma mensagem de resposta ao amigo. Confira no vídeo abaixo (em inglês) divulgado pelo Google como o produto funciona:

"Estamos compartilhando estas informações agora, porque queremos começar uma conversa e aprender com vocês novas ideias", disseram os funcionários do Google, na mensagem publicada por meio do Google+. "Digam o que vocês gostaria de ver no projeto Google Glasses."

Segundo o jornal The New York Times, pessoas ligadas ao projeto afirmam que os óculos do Google não serão intrusivos, como as pessoas podem pensar. Apesar de transmitirem informações da internet o tempo todo em frente aos olhos das pessoas, fontes do jornal dizem que os óculos podem "libertar as pessoas da tecnologia", já que elas não precisarão consultar informações o tempo todo por meio de um dispositivo móvel.

Ainda de acordo com o jornal, o projeto Google Glasses pode incluir lentes de contato no futuro. Babak Parviz, um dos engenheiros do Google responsáveis pelo projeto, é também professor da Universidade de Washington (EUA), onde se especializou em bionanotecnologia. Recentemente, ele desenvolveu lentes de contato com eletrônica embarcada, que podem mostrar pixels em frente aos olhos de uma pessoa, como em telas convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário