terça-feira, 22 de maio de 2012

"Deus é Pop" - Matéria da Veja destaca música gospel

"Deus é Pop” anuncia a extensa matéria da edição da Revista Veja desta semana, destacando o crescimento da música evangélica no mercado brasileiro. Alguns meses atrás, a revista já havia dado capa ao sucesso de vendas de livros com temática espiritual.

Assinada pelo jornalista Sérgio Martins, aponta alguns números que revelam a força do “fenômeno da música gospel” atual. Afinal, eles são convidados a participar dos programas de TV como Raul Gil, Eliana, Luciano Huck e Xuxa. Também já ganharam, em dezembro do ano passado, um especial na Globo: Promessas. 

A Som Livre, gravadora da emissora, e a Sony Music tem contratado vários deles, entrando na onda do que hoje é o segundo gênero mais consumido no país, perdendo apenas para o sertanejo.

Mas tem uma vantagem por sofrer menos com a pirataria, afinal seu público consumidor entende que é pecado lograr o artista do qual é fã. Estima-se que somente em 2010, o mercado gospel faturou 1,5 bilhão de reais.

Embora a Som Livre tenha medalhões como Diante do Trono, a Sony já conta com quinze nomes em seu catálogo gospel, incluindo a paranaense Damares. Seu álbum Diamante ficou em nono entre os mais vendidos no Brasil em 2011, vendendo 400.000 cópias. É um número semelhante ao que vendem Roberto Carlos e Victor & Leo.

Segundo Veja, o compositor mais requisitado do meio gospel é Anderson Freire, 31 anos, de Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, e Aline Barros, Cassiane e Bruna Karla já gravaram músicas suas.

A revista também deu espaço aos cantores que hoje fazem sucesso no meio gospel, mas que no passado tinham uma carreira secular, como Regis Danese (Ex-Só pra Contrariar) e Pierre Onassis (Ex-Olodum).

De acordo com a pesquisa publicada pela revista:

66% do publico que consome música gospel é do sexo feminino.

56% pertencem à classe C.

A faixa etária que concentra a maioria dos fãs do gênero é de 25 a 44 anos.

600 rádios transmitem programação gospel no país.

128 são as gravadoras gospel do país.

8% é o índice de crescimento anual do segmento.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário