terça-feira, 27 de novembro de 2012

Superinteressante: Jesus era moreno, baixinho e não foi traído por Judas

Não é a primeira vez que a revista Superinteressante trás em suas edições, temas que, além de "interessantes" são polêmicos. Na edição de julho de 2011, a revista trouxe em sua capa "Os anos ocultos de Jesus", o que não chamou tanto a atenção, afinal, a Bíblia oculta boa parte da vida do Homem de Nazaré.

Depois de mais de um ano, Jesus volta a estampar a capa da Super, agora, a edição 312 de dezembro / 2012, trás o titulo "Jesus - A verdade por trás do Mito". Se não bastasse o titulo ser bastante ousado, a descrição da matéria chama ainda mais a atenção dos leitores: "Ele era moreno, baixinho e de cabelo curto. Não Foi traído por Judas. Nem nasceu no Natal. Conheça a verdadeira face de Cristo".


Primeiro ponto "Ele não nasceu em Belém, nem no Natal". Que Cristo não nasceu em 25 de dezembro, isso já foi relatado em diversas mídias e até é aceito por alguns cristãos, mas a revista vai mais além, e afirma que Jesus não nasceu em Belém. Segundo o Teólogo americano John Dominic Crossan, tudo foi forjado com o objetivo de dizer que Jesus era o novo Rei Davi: "'Tanto Mateus quanto Lucas dizem que Jesus nasceu em Belém com o objetivo de dizer metaforicamente, simbolicamente, que Ele é o novo Rei Davi'', e para concluir o seu ponto de vista, o historiador completa "O motivo que Lucas dá para José e Maria terem ido a Belém nunca existiu" diz.

O segundo ponto abordado na revista é ainda mais chamativo, se não hilariante: "Os três reis magos não eram reis. Nem eram três". De um ponto de vista histórico, os editores da revista afirmam que acreditar na existência de três reis magos é apenas uma questão de fé, afinal, nem a Bíblia os define como reis, nem muito menos que eram três: "Acreditar nela ou não é uma questão de fé. Mesmo assim, alguns elementos dessa fé distanciaram-se do que está na Bíblia. Por exemplo: não há menção a "reis"(...) O evangelho, aliás, nem diz que eles eram três: só se sabe que eram mais de um, já que são mencionados no plural.".

O terceiro ponto trata do Jesus Físico: "Ele era moreno, baixinho e cabelo curto". Já que a Bíblia não relata a aparência de Cristo, coube a cada um usar da imaginação para defini-Lo. Porém, para uma matéria desse porte, não é levada em consideração apenas a imaginação, precisa-se recorrer a ciência, e foi exatamente o que aconteceu: "Esqueletos de Judeus do século I indicam que a altura média deles era era mais ou menos 1,55 m. E que a maioria não pesava muito mais do que 50 quilos. E mesmo se fosse bem alto para a época, com 1,65 m, por exemplo, ainda seria pequeno para os padrões de hoje(...) Usando como base 3 crânios do seculo I, 'cientistas' lançaram mão de softwares de modelagem 3D para determinar qual seria o formato do nariz, dos olhos, da boca... Enfim, do rosto de um adulto tipico da época". 

Já para a cor da pele, usaram apenas uma "hipótese" que no caso seria da cor morena, "como era e continua sendo, a da maior parte das pessoas do Oriente Médio". Mais uma vez, Ciência e Bíblia se misturam aqui para descrever o cabelo de Jesus, usando a passagem do livro bíblico I Coríntios, onde Paulo diz que "cabelo comprido é uma desonra para o homem".

O quarto ponto: "Jesus era só mais um entre vários profetas". Muitos exageros tomam conta desse tópico que menciona várias personalidades da época, como sendo iguais, se não maiores que Jesus. Um dos mencionados é João Batista, que o texto declara como concorrente de Cristo.

"Mateus, Marcos, Lucas e João não são os autores dos evangelhos?" Pela tradição cristã, eles são os autores dos quatros evangelhos do novo testamento. Mas para a Superinteressante, isso é um mito. Ninguém sabe quem escreveu os livros" afirmam os editores. Para sustentar essa tese, complementam: "Hoje, qualquer um pode ser autor, porque todo mundo sabe ler e escrever. Há 2 mil anos, não." Eles acreditam que o mais provável é que as comunidades cristãs tenham encomendado esse trabalho.

O penúltimo ponto é inacreditável à primeira vista: "Judas pode não ter sido um traidor". Segundo o texto, Judas Iscariotes não traiu o mestre, e sim atendeu a um pedido dEle: "Judas teria apenas acatado um pedido de Jesus ao entregá-Lo as autoridades romanas", isso com base em uma cópia de um manuscrito encontrado em 2006, mais conhecido como "Evangelho de Judas".

O ultimo, mas não menos impontante ponto: "O Reino dos Céus na Terra". O texto começa cômico, usando uma das canções de Roberto Carlos. No entanto, a seriedade começa ainda no primeiro paragrafo, onde afirma que "O Reino de Deus que Jesus pregava iria acontecer aqui". 

6 comentários:

  1. MENTIRA , NADA HAVER COM A VERDADEIRA FISINOMIA DE JESUS CRISTO , NA BIBLIA DIZ QUE JESUS ERA LOIRO CABELOS MARRONZADOS TIPO LOIRO ACINZENTADOS COR DE AMENDOAS E OLHOS AZUIS E ELE ERA ALTO NEM MAGRO DE MAIS E NEM GORDO

    ResponderExcluir
  2. ISTO QUE OS SATANITAS E CIENTISTAS FALAM MUDANDO TODA HISTORIA REAL DA BIBLIA , NO PANO DE VERONICA JESUS CRISTO TEM CABELOS COMPLIDOS QUE O PANO É MANCHADO DE SANGUE E NA BIBLIA ELE ERA O MAIS BONITOS DOS HOMENS E ERA LOIRO DE OLHOS AZUIS , LARGAM DE FALAR MENTIRAS VCS CIENTISTAS O QUE VCS GANHAM COM ISTO? PORQUE MUDA TODA HISTORIA REAL DA BIBLIA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde fala que ele era 'loiro de olhos azuis'?
      No país onde Jesus nasceu não tem loiros.........gostaria de saber aonde está escrito o 'loiro'...

      Excluir
  3. Se Jesus tivesse esse aspecto europeu, com certeza ele seria paparicado por ter uma beleza "diferente" e não seria desprezado e não fariam pouco caso dele. E outra coisa, se Jesus, um carpinteiro, em Israel, um lugar de calor desértico, filho de Maria e José que tudo indica que eram padrões de judeus, imaginem a confusão que seria..!!! Imagine Maria e José, com todas as características normais do povo deles com um filho "europeu" nos braços. Com certeza apedrejariam Maria na mesma hora.

    ResponderExcluir
  4. Colocar minha foto no google como camila feia e muito normal ne criança, so porque eu disse. Verdade e voce nao aceita , jesus cristo e decedente de Davi dos profetas antigo testamento le jumento a biblia se voce gosta de zombar das verdades minha , 1 samuel 16-17 davi era ruivo olhos sao belos. 16 jave olha o coraçao . Le tudo seu anta e pesquiza pinturas e obras antiga ai voce cai na real jesus era loiro escuro, nao e so eu que sabe ,muita gente sabe, minha mae sonhou viu jesus cristo , sueli fatima tambem viu , minha vo viu pessoalmente na igreja perto da bahia em minas gerais, minha tia rosalha viu, jesus cristo nao e moreno mesmo que a verdade doe para voce ,mas e pura verdade

    ResponderExcluir
  5. Esses comentários são de quem ouve falar, mas não conhecem a Palavra...

    ResponderExcluir