quarta-feira, 2 de outubro de 2013

2 de Outubro - Dia dos Anjos da Guarda


Celebração e visão católica 
Nesta data, dia 2 de Outubro, comemora-se no calendário cristão, o Dia dos Anjos da Guarda! Essa festividade religiosa surge em meados do século VII na Inglaterra Medieval quando alguns pais se reunem com suas crianças para homenagearem seus anjinhos da guarda. Depois de algum tempo, no Anno Domini 1111, surge essa reza do catecismo:

Angele Dei / Qui custos es mei / Me, tibi commissum pietate superna / Illumina, custodi / Rege et guberna / Amen!

Em 1608 A.D., o Sumo Pontífice de Roma universaliza o Dia dos Anjos da Guarda estabelecendo-o oficialmente como feriado da cristandade.

A Igreja Católica acredita, que no dia do batismo, cada cristão é confiado a um anjo que o acompanha e o guarda em sua caminhada para Deus, iluminando-o e inspirando-o. 

Embora o Magistério da Igreja não tenha definido como dogma de fé a tutela dos anjos sobre os homens, alguns santos doutores da Igreja afirmaram a mesma concepção judaica de que o povo de Deus, as dioceses, as nações, etc., e cada pessoa tem um anjo protetor particular. São Basílio Magno (330-369) afirmou que ”cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (Eun. 3,1).

Visão espírita 
Segundo a visão espírita, os chamados "anjos da guarda" pelo Catolicismo correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui. O Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido. 

Estes "Espíritos Protetores" tem missão específica junto às pessoas: aconselhar, consolar, sustentar, durante as provas que a vida impõe, provas que servem para nosso desenvolvimento e quitação da consciência perante as leis divinas. Cada "Mentor Espiritual" é designado a seu protegido antes do nascimento, acompanhando-o do nascimento até a morte física. Como evoluíram mais rapidamente que nós, doam-se amorosamente na missão de nos auxiliar a encontrar o caminho do verdadeiro Amor.

Outras visões
As tradições astrológicas geralmente atribuem nomes para os anjos “embaixadores” dos planetas responsáveis pela influência na vida do homem..

A Teosofia, uma espécie de mistura de Filosofia, Religião e Ciência, admite a existência dos seres angélicos, e várias classes dentre eles, embora existam relativamente poucos estudos neste campo que as sistematizem profundamente.

E o Hinduísmo influencia o Budismo e ambos falam dos Devas, uma versão angelical semelhante às outras religiões ocidentais, sendo “seres brilhantes” ou “autoluminosos”.

Na questão de angeologia, a religião que mais se aproxima da crença cristã adventista é o islamismo, tendo herdado essa doutrina das tradições dos Zoroastrianismo e do Judaísmo, dividindo os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, o tal do Lúcifer cristão. Por outro lado, existe também no islamismo uma pequena categorização hierárquica, mas semelhante às descrições bíblicas.

Visão adventista 
A promessa de Deus no Salmo 91:11 nos diz: “Aos Seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos.” 

Outra promessa está no Salmo 34:7, que diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” 

O Salmo 103:20 nos diz: “Bendizei ao Senhor todos os Seus anjos, valorosos em poder que executais as Suas ordens, e Lhe obedeceis à Palavra.” 

Outra passagem que cita a presença de um anjo da guarda está no livro de Atos. Algumas pessoas que estavam reunidas na casa de Marcos manifestaram esta crença. Como Pedro estava preso, eles não acreditaram que ele estivesse à porta batendo, e disseram à menina que anunciou a sua chegada: “Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.” Atos 12:15 

Jesus também fala dos anjos das crianças: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” Mateus 18:10

Ellen G. White também nos fala sobre os anjos da guarda: 
"Hoje, como outrora, todo o Céu está observando, para ver a igreja desenvolver-se na real ciência da salvação. O Senhor Jesus está entre os homens. Seus anjos caminham entre nós, sem ser percebidos nem reconhecidos. Somos salvos de muitas ciladas e perigos invisíveis que, graças às maquinações hostis de nosso adversário, são colocados em nosso caminho para nos destruir. Oxalá nossos olhos se abrissem para discernir a vigilante solicitude e terno cuidado dos mensageiros da luz! Se aqueles que polidamente reconhecem os favores que recebem de amigos terrestres, entendessem quanto mais devem eles a Deus, seu coração corresponderia, em grato reconhecimento, aos preciosos favores que agora passam despercebidos e sem reconhecimento.
Não contamos bastantes vezes as misericórdias de Deus. Por deixarmos de exprimir gratidão, desonramos nosso Criador. Seus anjos, milhares de milhares e miríades de miríades, são enviados a ministrar aos que hão de herdar a salvação. Guardam-nos de males temporais, e põem em fuga os poderes das trevas, do contrário seríamos destruídos. Por que não avaliamos a solicitude de Deus? Se Satanás pudesse agir livremente e executasse seus desígnios, por toda parte se veria destruição. Por que não nos lembramos de que somos misericordiosamente protegidos contra o perigo? Não temos razão para ser gratos a todo momento, gratos mesmo quando em nosso caminho há aparentes dificuldades? Não podemos, então, confiar em nosso Pai celestial?
Jamais saberemos de que perigos, visíveis e invisíveis, fomos livrados graças à interposição de anjos, antes que vejamos à luz da eternidade as providências de Deus. Então compreenderemos melhor o que Deus fez por nós, todos os dias de nossa vida. Saberemos, então, que toda a família celeste observava para ver nosso procedimento de cada dia.
Todo crente que reconhece constantemente sua dependência de Deus, tem um anjo que lhe é designado, enviado do Céu para o ajudar. O ministério desses anjos é especialmente necessário agora, pois Satanás está empenhando seu último e desesperado esforço para se apoderar do mundo." Nos Lugares Celestiais, pág. 100
"Um anjo da guarda é designado a todo seguidor de Cristo. Estes vigias celestiais protegem aos justos do poder maligno. Isto, o próprio Satanás reconheceu, quando disse: "Porventura, teme Jó a Deus debalde? Porventura, não o cercaste Tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem?" (Jó 1:9 e 10). O Grande Conflito, págs. 512 e 513. 

"Não sabemos que conseqüências terão um dia, uma hora ou um momento, e nunca devemos começar o dia sem encomendar nossos caminhos ao Pai celeste. Anjos Seus são comissionados para cuidarem de nós, e se nos colocarmos sob sua proteção, no tempo de perigo estarão ao nosso lado. 
Quando inconscientemente estivermos em perigo de exercer influência má, os anjos estarão ao nosso lado, orientando-nos para um melhor procedimento, escolhendo-nos as palavras, e influenciando-nos as ações." Parábolas de Jesus, págs. 341 e 342. 
"Os anjos de Deus estão ao nosso redor. ... Oh, deveríamos saber essas coisas, temer e tremer, e assim pensar muito mais do que o havemos feito, no poder dos anjos de Deus que nos vigiam e guardam. [...] Os anjos de Deus são comissionados pelo Céu a fim de guardar os filhos dos homens, e ainda assim estes se afastam da influência protetora daqueles, dirigindo-se para onde podem ter comunicação com os anjos maus. ... Oh, pudéssemos todos obedecer ao mandado do apóstolo! (II Cor. 6:17 e 18.)" Manuscript Releases, vol. 5, pág. 125. 
"Anjos são enviados para ministrar aos filhos de Deus que são fisicamente cegos. Anjos guardam os seus passos e livram-nos de milhares de perigos que, desconhecidos a eles, juncam o seu caminho." Beneficência Social, pág. 240.  
"Os anjos de Deus, milhares de milhares, ... nos guardam do mal, e repelem os poderes das trevas que nos estão procurando destruir. Não temos nós motivos de ser a todo momento agradecidos, mesmo quando existem aparentes dificuldades em nosso caminho?" A Ciência do Bom Viver, págs. 253 e 254.  
"Anjos de Deus vigiam sobre nós. Na Terra há milhares e dezenas de milhares de mensageiros celestes, enviados pelo Pai para impedir Satanás de obter qualquer vantagem sobre os que se recusam a andar no caminho do mal. E esses anjos, que guardam os filhos de Deus na Terra, estão em comunicação com o Pai, no Céu." Nos Lugares Celestiais, pág. 99.  
"Precisamos conhecer melhor do que conhecemos a missão dos anjos. Convém lembrar que cada verdadeiro filho de Deus tem a cooperação dos seres celestiais. Exércitos invisíveis, de luz e poder, auxiliam os mansos e humildes que crêem nas promessas de Deus e as invocam. Querubins, serafins e anjos magníficos em poder, estão à destra de Deus, sendo "todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação". Heb. 1:14." Atos dos Apóstolos, pág. 154. 
Como podemos ver, a Bíblia e o Espírito de Profecia falam que aqueles que servem a Deus, amam a Jesus, e guardam seus mandamentos possuem proteção especial, e que os anjos são valorosos e obedientes em executar as ordens de Deus a nosso respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário