quinta-feira, 10 de abril de 2014

Como eram os "teatros" da época de Ellen White?

Ellen White condenava veementemente o teatro. Segundo ela, "entre os mais perigosos lugares de diversão, encontra-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro celeiro de imoralidade". Ela o associava a "cantigas baixas, [...] gestos, expressões e atitudes indecentes" (Conselhos aos pais, professores e estudantes, p. 334) e "tolices vulgares” (idem, p. 541). Para ela, o teatro “estimula ao extremo todas as paixões" (Parábolas de Jesus, p. 54), "desperta a paixão e glorifica o vício" e a "satisfação sensual" (Patriarcas e Profetas, p. 336).

Estudos históricos mostram que no teatro da época predominavam imoralidade, humor vulgar e sentimentalismo baixo. Na verdade, o teatro não era muito melhor do que um bordel (veja Benjamim McArthur, "Amusing the masses", em Gary Land, ed., The World of Ellen G. White [Review and Herald, 1987], p. 177-191. Na época de Ellen White, o que era popular nos EUA era o chamado teatro "Vaudeville" (ou "teatro de variedades", como era conhecido na Europa). Ele era caracterizado por reunir uma dezena de artistas, entre cantores, dançarinas, atores, ilusionistas e acrobatas, numa sequência de atos geralmente independentes que misturavam música, comédia e mágica. Geralmente dirigidos a audiências masculinas, eles exploravam temas grosseiros e obscenos. 

Abaixo está o trecho de um espetáculo "Vaudeville". Levando-se em consideração que o biquíni só foi lançado em 1946, essas cenas são realmente chocantes para a época (especialmente a partir de 2min20).

Como as orientações de Ellen White não condenam as encenações em si, a IASD não é contra o uso desse recurso na igreja. Veja Alberto R. Timm, “O uso de dramatizações na igreja”; e Arthur L. White, "Dramatic productions in SDA institutions".

6 comentários:

  1. Não consegui seguir o link http://goo.gl/WCBslv está quebrado ou foi retirado ???

    ResponderExcluir
  2. No meu está abrindo normalmente... tente este outro link:
    http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=WEGW&lang=en&collection=6&section=all&pagenumber=177

    ResponderExcluir
  3. tenho que ver declarações de egw ou de Albert Tim?
    egw condenada os meios de diversões mundanos que o teatro estava incluso. e condena o uso de métodos mundanos para apresentar a palavra de Deus. então são dois lado da moeda. vc está olhando só um lado e pressupondo o outro com base no que o tim pressupõe. pois não tem um texto dela que diga: se tirar os elementos mundanos pode fazer uso do método mundano para apresentar a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu comentário José nem. PENSO da mesma forma. Quão perto posso eu ficar ou admirar o mundo sem perder a minha salvação. VAMOS deixar o Pr. TIM interpretar Ellen White. Maldito homem que confia no homem. Vai a Deus e questione a luz que foi dada sendo dessa forma. O Espírito Santo te falará claramente.

    ResponderExcluir
  5. É claro que o Matheus não sabe do que está falando.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que o teatro melhorou tanto de lá pra cá. Melhor ainda, ele se converteu, não precisamos ter medo dele, pois está cada vez mais próximo do Céu...

    ResponderExcluir