segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia do Jornalista e a História da Comunicação Adventista no Brasil


Hoje é o dia oficial da profissão de jornalista. Esta comemoração foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa como homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou a que D. Pedro I abdicasse em 1831, no dia 7 de abril.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser “Dia do Jornalista”.

O Jornalismo prepara profissionais comprometidos em defender as liberdades individuais e coletivas, fiscalizar os poderes públicos, informar e interpretar, prestando, assim, um serviço digno à sociedade. Trata-se da profissão cuja principal missão visa sustentar a democracia de modo idôneo e ético. Cabe ao jornalista construir o cenário no qual o usuário tenha condições de formar sua opinião e de continuar acreditando no jornalismo enquanto “bastião da nossa liberdade”.

Clique aqui para conhecer o primeiro e-book publicado no Brasil pela Unaspress, que trata da História da Comunicação Adventista no Brasil, do jornalista Ruben Dargã Holdorf. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário