terça-feira, 22 de abril de 2014

Pr. Berndt Dietrich Wolter - Nota de Falecimento


Pastor, professor e agrõnomo. Nasceu em 8 de setembro de 1962 em São Paulo, SP. Filho dos alemães imigrantes: Wolf Dietrich Wolter e Catharina Wolter.

Seus pais receberam estudos bíblicos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, porém, somente Catharina aceitou a mensagem adventista, vindo a batizar-se me 1966. Tal decisão originou a uma série de conflitos no lar, culminando no divórcio.

Por um tempo, juntamente com seus quatro irmãos, residiu com sua mãe. Devido à briga judicial entre os pais pela guarda dos filhos, houve uma constante mudança de moradia entre a casa do pai e da mãe para Berndt e seus quatro irmãos. A situação terminou quando Wolf receber a guarda dos filhos.

Introduziu os estudos em São Bernardo do Campo, SP e em Curitiba, deu continuidade ao ginásio.

De 1978 a 1980 estudou em regime de internato em uma escola Luterana do Rio Grande do Sul. No período, converteu-se a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Conseguiu o primeiro emprego no Banco do Estado do Paraná, onde permaneceu por um ano.

Por um tempo trabalhou na EMATER (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), em Lapa, Palmital, Querência do Norte PR. Fundou a Associação de Desenvolvimento Comunitário (ADECOM), um projeto de assentamento de boias-frias.

Através da futura esposa, Margot, conheceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia e foi batizado pelo pastor Edson Paiva.

Casou-se com Margot Wolter em fevereiro de 1989. Da união nasceram dois filhos: Deflef Karklin e Christhof.

Em 1992 formou-se em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá.

Adquiriu Graduação e Mestrado em teologia pelo UNASP-EC em 1996. Em 2005 obteve o grau de Doutorado em Ministério pela Andrews University, EUA.

Após formar-se em teologia, trabalhou como capelão na Escola Básica do UNASP-EC.
Atuou diretor do NUMCI (Núcleo de Missões e Crescimento da Igreja) e lecionou para a Faculdade Adventista de teologia (FAT) e outros cursos do UNASP-EC.

No início de 2014 assumiu o pastorado da Igreja Adventista da Asa Norte, Brasília, DF. Porém, após três semanas, foi detectado um câncer em um exame médico. Retornou à São Paulo e permaneceu em coma até o dia 18 de abril de 2014, quando faleceu.

Fonte: Centro White

Carta escrita pelo Pr. Berndt Wolter lida no seu funeral:

"Há quase 1 mês recebi a notícia de um câncer devastador no pâncreas com metástases no fígado! Nesse meio tempo já tivemos que tomar decisões marcantes: Decidimos pela naturopatia.

Aqui já estamos há 2 semanas em tratamento intensivo. Não poderíamos ter feito decisão melhor. A qualidade de vida que desfruto nesse momento é impressionante. Pessoas que amo ao redor e um cuidado que eu não receberia em nenhum outro lugar.

Tivemos progressos parciais impressionantes: todos os indicadores no exame de sangue mostram melhoras significativas, a flebite (inflamação das veias) que adquiri nos dois braços no hospital estão curadas, a trombose que surgiu como aparição paralela ao câncer está sob controle, e o meu estado clínico está muito melhor do quando cheguei aqui há 2 semanas.

Meus dias, no entanto, têm sido uma sequência de altos e baixos. Dores me colocam num estado de fraqueza física. O remédio para as dores dá um pouco de conforto. Nos dias bons, caminho devagar, fico em meio à natureza e faço os tratamentos. Nos dias com mais dor, faço os tratamentos com dificuldade e fico mais no meu quarto tentando achar posição para maior conforto.

O emocional tem sido fortemente confortado pelo espiritual, que acaba guiando todo o processo. As centenas de amigos orando mantém-me muito confiante em Deus. 

Tenho recebido mensagens de todas as partes do mundo. Conversos e amigos de missão aqui do Brasil, da Ásia, do Oriente Médio, da África, da Europa, das Américas, têm se lembrado constantemente de orar. Que maravilhoso é poder olhar para trás e ver um rastro de centenas de pessoas gratas por terem recebido a salvação em Jesus Cristo. 

Além de as viagens missionárias e os evangelismos aqui no Brasil terem me treinado para andar pela fé - fato do qual desfruto poderosamente agora - posso andar pela fé sem estranhar os procedimentos de nosso Deus de Amor, mas ainda por cima posso desfrutar das delícias de uma jornada cheia de frutos para o Reino de Deus! Eu nunca imaginei como isso seria importante nessa fase de enfermidade.

Para finalizar gostaria de agradecer esse amor imenso que estou recebendo da minha igreja ao redor do mundo. Palavras de encorajamento, de amor, de carinho, expressões de toda sorte mostrando que se importam comigo. OBRIGADO!

Só um pensamento pastoral: Por que não nos amamos e apreciamos dessa maneira no dia a dia? Por que não expressamos essas palavras de apreço e admiração para as pessoas que estão sãs ao nosso redor? Quero estimular aos meus irmãos, que vivam o cristianismo na plenitude do amor de Deus que ele requer, expressando-o no dia a dia, como diz João 13:34-35: "Novo mandamento vos dou:que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros."

Programa 180° com o Pr. Berndt Wolter:

Um comentário:

  1. Tivemos o privilégio de ouvir e sentir de perto o amor deste servo de Deus com os seus discípulos ..Oremos pela chuva de amor em nossa vida ,enquanto ela não vem em plenitude as gotas que já temos precisam ser compartidas...Não nos cansemos de demonstrar o quanto as pessoas próximas de nós são importantes...olhar,falar,silenciar para ouvir,visitar,ou mesmo dividindo as tarefas dodia a dia pedir perdao e abraçar mais começando em casa...Hoje comecei o dia agradecendo o marido,mas nem sempre é assim..Senhor traz o seu Amor..ensina-me amar de verdade...pelo Amor do Seu nome...

    ResponderExcluir