terça-feira, 22 de abril de 2014

Ataque cibernético defrauda Igreja Adventista em 500 mil dólares


Novos detalhes foram liberados na investigação em curso de um roubo cibernético sofisticado que defraudou a Igreja Adventista do Sétimo Dia nos EUA de cerca de 500.000 dólares durante um período de quatro semanas no ano passado.

Os líderes da Igreja dizem que uma senha comprometida parece ter permitido golpistas on-line invadirem a conta do Gmail de um funcionário da igreja autorizado a iniciar instruções para transferências de dinheiro. Passando-se pelo funcionário sem que ele soubesse, os golpistas enviaram e-mails para o pessoal financeiro na sede mundial da Igreja Adventista com instruções para aprovar a transferência de fundos em nome de uma entidade denominacional. Um sistema de elaborada filtragem criado pelos golpistas assinalou todas as respostas da sede como " lido" e "excluído", passando por alto a caixa de entrada do empregado.

Enquanto isso, os golpistas lavaram fundos das 16 transações fraudulentas através de contas bancárias pessoais de cinco vítimas aparentemente inconscientes, relataram agentes financeiros da Igreja. "Alteramos os procedimentos para fazer o nosso melhor em evitar que algo assim volte a acontecer", disse Robert E. Lemon, tesoureiro da Igreja Adventista a nível mundial. [...]

O pessoal da área financeira da Igreja descobriu a fraude depois de julgarem suspeito o alto índice de solicitações de transação e receberem um alerta de um dos bancos envolvidos. Os scammers rapidamente interromperam a atividade fraudulenta associada tanto com a conta de e-mail quanto com as contas bancárias vinculadas. 

Embora a Igreja tenha sido capaz de recuperar alguns dos fundos que ainda estavam nas contas bancárias antes de serem congeladas, os agentes financeiros adventistas disseram que não têm certeza se as perdas restantes são reembolsáveis. Cooperação com autoridades federais dos EUA na investigação em curso deverá continuar, disseram.

"Não há nenhuma indicação de que quaisquer dos funcionários estiveram envolvidos em comportamento antiético, e nenhum servidor de e-mail da Igreja ou contas bancárias foi acessado ​​ou comprometido no esquema", disse Lemon.

"Ter algo assim ocorrendo em nosso plantão é muito difícil para nós que atuamos na tesouraria", Lemon acrescentou. "Gostaríamos de agradecer a cada membro da Igreja por sua fidelidade, e solicitar as suas orações para que Deus nos ajude a proteger os Seus recursos num ambiente em constante mudança das fraudes on-line".

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