quarta-feira, 2 de julho de 2014

Séries Dominion e The Leftovers mostram o Apocalipse distorcido na TV

Estreou no final do mês passado no canal SyFy a série Dominion, criada por Vaun Wilmott (Sons of Anarchy) e Scott Stewart. É uma espécie de continuação do filme “Legião”, lançado em 2010, que mostrava uma convivência conflituosa entre anjos e humanos no planeta Terra. A trama se passa 25 anos após os fatos narrados pelo filme. Alex (Christopher Egan) interpreta um soldado rebelde que lutou na grande guerra causada por um inexplicável “sumiço” de Deus. Isso fez com que os anjos culpassem os humanos e passassem a querer destruí-los.

Com uma hora de duração, o primeiro episódio mostra uma boa produção. Os anjos mais parecem demônios, com asas negras e línguas de cobra, que se apossam do corpo dos humanos e por isso podem ser destruídos por armas humanas. Não há menção direta à Bíblia nem especulações teológicas sobre os motivos de tal guerra e o “sumiço” de Deus, mas trata do mundo espiritual como algo que é parte inegável da vida terrena.

Inegavelmente, seus criadores tentam atrair um público acostumado com esse tipo de série, por isso a inevitável comparação com Sobrenatural, que já anunciou que está em sua última temporada. Ao mesmo tempo, entre os maiores sucessos da TV atualmente estão várias séries com temática que exploram assuntos como vampiros, com inegável apelo espiritual.


Além de Dominion, outra série com temática apocalíptica  The Leftovers, da HBO, estreou dia 29 de junho, indo ao ar simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil. Trata-se de uma das grandes apostas da emissora para este ano.

Inicialmente foram anunciados dez episódios de uma hora. Criada por Damon Lindelof (de Lost) e com roteiro de Tom Perrotta, que já foi indicado ao Oscar. O drama basicamente mostra a vida na Terra após um evento conhecido como “Partida Repentina”, quando 2% da população do mundo sumiu, cuja implicação imediata é que seria o arrebatamento bíblico. Os sobreviventes, chamados de Leftovers [Sobras], vivem numa pequena cidade do interior. Três anos depois do sumiço inexplicável, as pessoas precisam conviver com as consequências do evento, que mostra uma radicalização, desde o profundo ceticismo até o fanatismo religioso.

O foco do livro que inspirou a série é Kevin Garvey, prefeito de uma pequena cidade do Utah. Após a “Partida Repentina”, a família Garvey é grandemente impactada. Sua esposa, Laurie, o abandonou para participar da seita os “Remanescentes Culpados”, onde todos os membros fazem um voto de silêncio. O filho do casal, Tom, largou a faculdade para seguir um novo profeta chamado “Sagrado Wayne”. A única que ficou com o pai foi Jill, menina “nota 10” que passou a ter sérias mudanças de comportamento.


Com informações do Gospel Prime

Nota: Infelizmente, o sobrenatural vira mero entretenimento e as pessoas são levadas a ver o grande conflito entre o bem e o mal, e a segunda vinda de Jesus, como apenas bons argumentos para livros, séries e superproduções hollywoodianas.

Um comentário:

  1. O romance está bem. A premissa é simples de tratar o drama da perda e do caminho a seguir para cada um dos personagens The Leftovers é uma série misteriosa.

    ResponderExcluir