sexta-feira, 24 de abril de 2015

25 anos do Hubble - O Telescópio e a Fé


O primeiro telescópio espacial Hubble, que revolucionou a astronomia e a nossa visão do Universo com imagens espetaculares de galáxias distantes geradas por ele, celebra hoje seu 25º aniversário no espaço. Desde que foi lançado em 24 de abril de 1990 pelo ônibus espacial Discovery, o Hubble orbita a Terra a 570 km de altitude. O telescópio de 11 toneladas tem o nome de um dos pioneiros da astronomia, Edwin Powell Hubble (1889-1953), e é uma colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA). (Megacurioso)

O telescópio foi uma das grandes invenções de Galileu Galilei. É intrigante imaginar como um pequeno tubo, combinando um jogo de lentes nos permite enxergar coisas que estão bem além de nossa capacidade imediata de ver. Outro dia li uma história interessante, envolvendo a invenção e o inventor.

Certo dia, num terraço qualquer da cidade de Veneza, Galileu se reuniu com um grupo de homens ao redor de seu estranho invento. Um comerciante que passava por ali, curioso, perguntou: “O que vocês estão olhando aí?” A resposta foi a mais estranha ainda: “Navios... e dois deles estão vindo do sudoeste”. O homem não podia acreditar no que ouvira, já que olhando para o horizonte não podia ver nada além de água e céu. Mas os homens insistiram: “Há sim! Olhe por aqui”..

Fechando um dos olhos, o comerciante olhou através daquele pequeno tubo, e dois grandes navios apareceram diante de seus olhos como que por mágica. “É inacreditável!”, exclamava. Então Galileu o convidou a retornar ali à noite, prometendo lhe mostrar as montanhas e crateras da lua, as quatro luas ao redor de Júpiter e estrelas invisíveis ao olho. Isso pareceu demais ao pobre homem. “Esse tubo é uma invenção satânica pra nos fazer ver coisas que não existem”, disse meio assustado. “Mas você não viu os navios?”, perguntou Galileu. Ao que o homem respondeu: “Sim, mas isso deve ser um truque, pois ainda não podemos vê-los sem o tubo”. “Espere”, foi o conselho do cientista, “e você os verá”... Várias horas depois os dois navios ancoraram no porto de Veneza.

Muitas vezes é preciso fechar os olhos para enxergar além, através da fé. Pela fé podemos ver coisas que olhos comuns não conseguem ver. Pela fé podemos ver anjos à nossa volta em cada momento. Pela fé podemos ver a mão de Deus sobre os caminhos de nossa vida. Pela fé podemos ver Deus respondendo orações, curando feridas, abrindo portas, salvando vidas... Podemos ver o céu tocar a terra. Podemos ver milagres de salvação. Pela fé podemos ver Jesus sorrindo. Basta olhar além do que se vê.

Que hoje você consiga ver além do óbvio, além do palpável, além do presente.

Texto do Pr. Cândido Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário