quarta-feira, 16 de março de 2016

O mundo grita por paz


Na Bíblia, há palavras que merecem um destaque especial. "Paz" é uma delas. Talvez uma leitura apressada esconda os muitos significados que estas três letras carregam.

O que é paz para você? Já pensou sobre isso?

Se a pergunta fosse dirigida ao profeta Naum, ele diria: "Paz é uma boa notícia" (Naum 1:15) - uma proclamação de sorte mudada, uma celebração. É o grito de quem volta da batalha como vencedor. De fato, a palavra hebraica para paz aqui é shalom, que não significa necessariamente ausência de guerra, mas o que se conquista com a guerra.

Isaías teria outras definições. Para ele, paz é um lugar - é ele quem diz que "aqueles que andam retamente entrarão na paz" (Isaías 57:2) -, mas não um lugar qualquer. Paz é um reino, possui um príncipe (Isaías 9:6) e uma lei peculiares.

Nas palavras de Jesus, paz é um presente (João 14:27), oferecido por Ele mesmo a Seus discípulos, nas páginas sangrentas do evangelho de João. É dom comprado com cravos e cruz, mas concedido pela graça para ligar o céu à terra.

Mas a novidade mais bonita vêm da pena do profeta Miquéias. Ele abre as cortinas do céu e nos revela: paz é uma pessoa. Depois de apresentar Aquele que tem "suas origens no passado distante do infinito” e profetizar sua encarnação miraculosa, assistida pela pequena Belém-Efrata, Miquéias declara: "Ele será a paz" (Miquéias 5:5) dos que O aceitarem e a Ele se renderem.

O mundo grita por paz. Mas para muitos em nossos dias, paz é simplesmente ausência - de problemas, conflitos, tristezas, frustrações, lágrimas e dor. Não sabem que o conceito bíblico é totalmente distinto. Na Bíblia, paz não tem que ver com ausência, mas com presença - presença de Deus. Paz é uma pessoa. Paz é Jesus. Ele é o guerreiro forte que vence a guerra e nos dá boas notícias para contar. Ele é o refúgio, o lugar seguro, que nos oferece segurança, identidade e sustento. Ele é a dádiva que tocou a Terra. Ele é Emanuel - Deus conosco. Ele é nossa paz. E nEle, com Ele e por causa dEle podemos descansar seguros.

Paz é muito mais.


Texto: Pr. Cândido Gomes  -  Poema e piano: Cleverson Pedro  -  Voz: Leonardo Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário