sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Fé e Rugbi: Oração, estudo da Bíblia e medalha de ouro inédita de Fiji


Fiji é um pequeno país formado por ilhas no Oceano Pacífico. Chegou para as Olimpíadas Rio 2016 com 52 atletas para competir em 10 modalidades. Não tinha grandes expectativas de ganhar medalhas nestes Jogos. Surpreendentemente, na noite desta quinta-feira (11) conquistou sua primeira medalha na história dos Jogos Olímpicos. E foi de ouro! Após uma vitória de 43 a 7 sobre o Reino Unido – que ano passado os derrotou no mundial da modalidade. Os fijianos do Rugby de Sete tiveram na Arena Deodoro um momento memorável.

Após a o feito, os jogadores se reuniram no gramado e fizeram uma oração. A cruz dourada na munhequeira de Leone Nakarawa, estrela do time, mostra que foi preciso muita fé para chegarem até aqui. Em entrevista ao Christian Today, ele conta que a equipe ora e estuda a Bíblia juntos como parte de seu treinamento. “Nós, fijianos, não temos grandes centros de treinamento como a maioria das outras equipes… Mesmo se perdemos sabemos que há algo maior… Sabemos que se chegamos até aqui não é pela nossa força, mas era por que Deus tinha um plano”.

“Pessoalmente minha fé é minha superpotência”, afirma rindo o grandalhão Vereniki Goneva, que pesa mais de 100 kg. “Sabemos que a nossa fonte de força e poder é Deus”, comemora.

O capitão Akapusi Qera também testemunha disso. “A fé é uma grande parte da nossa vida como jogadores de rugby de Fiji. Ela nos ajuda a ficarmos unidos como equipe. Sabemos que existe um Deus a quem nós servimos e Ele está sempre lá para nos ajudar”.

O técnico de Fiji, o neozelandês John McKee, acredita que a grande unidade da equipe é resultado da crença que compartilham. “A fé cristã é muito forte na sociedade de Fiji”, explica. “Isso se reflete no ambiente do time. É parte do estilo de vida dos jogadores. Diariamente, temos um período de oração… A devoção é importante para os jogadores”, ensina.

Curiosamente, a tradição do país é marcada pelo período de colonização pela Inglaterra, a quem derrotaram na final. Foram os missionários cristãos que levaram a religião e o rugby para as ilhas. “Até hoje os dois permanecem ligados”, acredita Adam Perrin, que dirigiu o documentário Pacific Warriors, que mostra a trajetória deste time. “Fé e Rugby são uma grande parte de quem eles são”.

As lhas Fiji têm presidente adventista do sétimo dia. É o general-de-divisão Jioji Konrote, 67 anos, que foi eleito em 2015 pelo parlamento para um mandato de três anos no comando do país do Pacífico. A Igreja Adventista nas Ilhas Fiji possui cerca de 25 mil membros, que se reúnem em 260 congregações, de acordo com as estatísticas dos arquivos oficiais da sede mundial adventista. No país, no entanto, a religião predominante é o Metodismo, que tem mais de um quarto da população como membro. Em 1890, o primeiro navio missionário chamado Pitcairn foi construído e lançado à água em um projeto missionário da Igreja Adventista nas ilhas do Pacífico Sul. Saiu de San Francisco, nos Estados Unidos, no dia 20 de outubro.

O arquipélago é formado por 322 ilhas e um terço desse território é desabitado. As ilhas são montanhosas com picos que se erguem até 1.324 metros cobertos por florestas tropicais. O país possui pouco mais de 901 mil habitantes em uma área de 18.274 quilômetros quadrados.

No final olímpica, os jogadores se reuniram no centro do gramado e entoaram um louvor. Assista:



(Com informações de Gospel Prime e Notícias Adventistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário