quarta-feira, 5 de abril de 2017

Você costuma chegar atrasado ao culto ou à Escola Sabatina?

“Que todas as coisas ocorram com decência e ordem.” (1 Coríntios 14:40)

Nesses dias tão corridos em que vivemos quando é comum o “urgente” tomar lugar do “prioritário”, podemos facilmente ser levados a deixar de considerar que cada momento da vida é sumamente precioso, e que devemos ser mordomos cuidadosos no uso e administração do tempo que Deus nos concede. Paulo recomendou aos efésios: 
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus." (Efésios 5:15-16)
O nosso Deus permite que usemos o tempo para ganharmos o nosso sustento, para nosso descanso e lazer, para servirmos à sua igreja, para falarmos de Cristo e muito mais. Tudo isso nós fazemos em Sua presença como Seus adoradores. Entretanto, é fácil nos esquecermos de que o tempo não é nosso, mas sim um depósito que Ele nos confiou para administrarmos bem, como bons mordomos.

Temos muitos compromissos em nosso corrido cotidiano, e em sua grande maioria, precisamos ser pontuais e chegar no horário combinado. Nos mais variados aspectos, vivemos hoje a famosa “cultura do atraso”. Em relação aos cultos em nossas igrejas, é certo que um percentual de pessoas que têm o hábito de chegarem atrasadas perdem total ou parcialmente o precioso momento de louvor e adoração, que é tão importante como qualquer outro ato do culto ou da Escola Sabatina.

Muitas coisas que ocorrem na sexta-feira acabam influenciando na qualidade da observância do sábado. Quando recebemos o santo dia no devido espírito de adoração e reverência, isso se refletirá durante as horas sagradas. Um dos momentos mais tensos e complicados para muitas famílias é quando saem para a igreja. A maioria chega atrasada à Escola Sabatina ou ao culto. Muitos tentam encontrar as mais diferentes explicações. Realmente, para muitas pessoas isso é um verdadeiro desafio. O certo é que cada um deve buscar uma saída para esse dilema. A grande pergunta é: o que fazer? Onde está a causa do problema? Bem, vamos observar a orientação profética de Ellen White:
“É uma triste falha o fato de muitos estarem sempre atrasados em relação ao tempo no sábado de manhã. São muito cuidadosos de seu tempo particular, e não se permitem perder uma hora sequer; mas o tempo do Senhor, do único dia dos sete que Ele reivindica como Seu, e pede que a Ele o devotemos, uma boa parte é dissipada em virtude de levantarem-se tarde da cama pela manhã. Estão desta forma roubando a Deus. Isto os leva a se atrasarem em tudo; produz confusão na família, resultando afinal em chegarem todos tarde à Escola Sabatina e talvez, ao culto. Mas por que não nos havemos de levantar com os pássaros e oferecer louvores e agradecimentos a Deus? Experimentai-o, irmãos e irmãs. Tende tudo preparado na véspera, e vinde prontamente para a Escola Sabatina e culto, e assim não apenas beneficiareis aos outros, mas recebereis ricas bênçãos.” (Youth’s Instrutor, 19 de março de 1879)
"A pontualidade e decisão na causa de Deus são altamente essenciais." (Testemonies, vol. 3, p. 500)
"Atrasos são virtualmente defeitos. Os minutos são áureos e devem ser aproveitados da melhor das maneiras. Relações terrenas e interesses pessoais devem sempre ser secundários. Nunca deve a causa de Deus ser levada a sofrer em qualquer particular por causa de nossos amigos terrestres ou os mais queridos parentes." (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 598)
Cremos que, para muitos, essa é uma questão de oração. Para outros, é mais fácil. Basta ser mais cuidadoso com as claras orientações da Bíblia e do Espírito de Profecia. O certo é que, quando chegamos à igreja a tempo, isso se constitui num dos elementos favoráveis para uma adequada adoração. Ellen White também nos aconselha a começarmos na hora certa nossas reuniões:
"As reuniões de conferências e oração não devem tornar-se tediosas. Todos devem estar prontos, se possível, na hora indicada; e se há retardatários, que estejam atrasados meia hora, ou mesmo quinze minutos, não se deve esperar por eles. Se houver apenas dois presentes, podem reclamar a promessa. A reunião deve ser iniciada na hora marcada, se possível, estejam presentes muitos ou poucos." (The Review and Herald, 3 de Maio de 1871)
"O Senhor não está satisfeito com a atual falta de ordem e exatidão entre os que trabalham na Sua obra. Mesmo nas reuniões de negócios da associação, poder-se-ia economizar muito tempo e evitar muitos erros, mediante um pouco mais de estudo e pontualidade. Tudo quanto tenha qualquer relação com a obra de Deus deve ser tão perfeito quanto seja possível ao cérebro e às mãos humanos." (Obreiros Evangélicos p. 460)
Ellen White também cita a importância da pontualidade dos professores da Escola Sabatina:
"Aqueles cujo dever é escolher professores, devem ser prudentes, não insistindo a que entrem para a escola os que não sejam aptos a exercer boa influência. Qual é o comportamento do professor? É pontual? É asseado? Essas qualidades merecem atenção, pois são essenciais ao professor. Como pode ele exigir da classe esses requisitos necessários, a menos que ela tenha um exemplo de pontualidade, asseio, compostura e ordem? Se o professor não está em seu lugar e a classe é deixada a recrear-se, se ele chega atrasado, entrando apressado e ofegante, essa influência conduz à desordem e falta de pontualidade." (Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 92)
Considere a pontualidade como boa mordomia que agrada a Deus e contribui para encorajamento e prestígio dos que já são pontuais, exemplo aos que ainda não manifestam essa virtude cristã e, ainda, para edificação da igreja de Cristo. Que Deus nos auxilie a sermos bons mordomos sob a Sua graça e para a Sua glória. Pense nisso! O assunto é sério!

9 comentários:

  1. Eu sou chata com horário para qualquer ocasião, ainda mais para igreja.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Isso é de suma importância para o povo de Deus... Como tem irmãos que acha que não tem nada haver chegar atrasado nos cultos e reunião da igreja.

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso é de se incomodar, durante a semana eu me dedico ao horário de trabalho e outros, quando chega o sábado eu relaxo, isso pra mim é uma falta de respeito para com Deus. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo estudo!!! vou fazer uma cópia para cada membro da minha igreja. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. É verdade muitos estão sonolentos a essa questão não querem ter o real compromisso com Deus e isso é algo muito importante na vida do cristo renovar o compromisso com Cristo

    ResponderExcluir
  6. Como vocês sempre arranjam um jeito de dizer que a pessoa está errada. Desapontado com nossa humanidade..

    ResponderExcluir
  7. Acho uma falta de respeito com Deus e seu Santo dia!

    ResponderExcluir
  8. Ellen white fala que quando você se atrasa o anjo vem na frente assistir o culto e você fica sem proteção ??

    ResponderExcluir