quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Decepcionado com a igreja? Sair ou ficar?

Há um certo tempo, algumas pessoas têm me procurado com a mesma inquietação. Ao conversar com muitos, tenho percebido bastante gente que se encontra em uma espécie de crise de identidade cristã. Alguns chateados com suas igrejas e outros chateados com seus irmãos.

Para alguns, as queixas sempre circundam em relação a falta de afetividade entre irmãos da comunidade que participam, outros ainda tem tido uma tremenda sensação de incapacidade em relação à pressão imposta para atingir a perfeição moral, alguns enfrentam o peso de ter que sempre agradar um ou outro para ser aceito, tem de esconder o cansaço em relação a líderes exigentes, apresentam uma preocupação com a inadequação comunitária, sentem-se isolados dos grupos de expressividade dentro da igreja, e o mais comum é que muitos possuem uma insatisfação com o mal comportamento de alguns irmãos, ou seja, gente que é machucada por causa de outros.

Alguns até dizem que pensam em se desligar de suas comunidades, mas temem não encontrar um novo circulo de amigos, temem se sentir abandonados, outros não admitem, mas não querem perder seus prestígios titulares e seus cargos. Tomar uma decisão envolve muita coisa, muita gente, e nem sempre sabemos por onde andar.

Sair ou ficar?

Antes de tomar qualquer decisão, precisamos lembrar que uma igreja não pode ser julgada apenas por causa do comportamento de alguns ou de determinado pastor e líder. É comum querermos botar a culpa do nosso desapontamento pessoal no erro do outro. Lembremo-nos de que Jesus jamais disse que deveríamos procurar relações para sermos amados, mas nos mandou amar e perdoar ativamente, inclusive os que nos chateiam. Amar quem nos ama é fácil, mas amar na dificuldade é um milagre de Deus.

Se procuramos uma comunidade somente para nos sentir bem o tempo todo, estamos na verdade atrás de “produto religioso” e acabamos nos relacionando com a igreja de forma comercial, ou seja, a única coisa que nos liga a nossa igreja é um interesse pessoal. A igreja não é um ambiente neutro. Amar não implica em buscar a satisfação pessoal, mas sim em participar do promoção do bem comum.

Desistir de ir na igreja simplesmente porque “não concordamos com atitudes de alguns” é abandonar os demais irmãos nas mãos dos lobos da religião.

Outro ponto importante é saber que o espírito de indiferença, de egoísmo, de falta de sensibilidade é algo que é proveniente da natureza do ser humano, não é uma exclusividade dos ambientes religiosos, mas todos os lugares que pisamos, vamos encontrar algo do tipo.

Desistir da igreja é desistir do outro. Não podemos confundir o caráter falho dos seres humanos com o caráter perfeito de Deus. Nosso convívio em comunidade depende de entendermos que também fazemos parte do corpo. Quanto aos problemas relacionados a gente, a única forma de resolver é ser parte da solução também, sentar, conversar e, em amor, examinar. Que o Senhor nos dê a graça de identificar a sua vontade, que seu amor nos alivie o peso, e que a consciência de Cristo nos ajude a discernir e decidir. Amém.

Ronaldo Barra (via facebook)
"Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração." (Ellen G. White - Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 355)
Assista também o vídeo abaixo do prof. Leandro Quadros:

6 comentários:

  1. É verdade. O homem pode errar e decepcinar, mas Jesus não. Somos rápidos para julgar e lentos demais para amar como Jesus amou.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui criada em uma igreja evangélica. Muito de recepção me afastei.Acho que não aceito compactuar com o pecado que cada vez maior.

    ResponderExcluir
  3. Os adventistas tem esse defeito, aqui na igreja em maceió, ta infestado de fofoqueiros, Pastores corrompidos, inclusive com mentiras pra defender outras pessoas... isso vai pesar quando Jesus voltar. Pra mim ja basta, to saindo fora, a Adventista carrega a verdade, mas a grande maioria não pratica a verdade, incluindo a grande liderança. a partir de hoje, to fora. Deixo de ser adventista e serei Cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a) tome uma iniciativa como Jesus faria, ore pelos fofoqueiros, pois dar falso testemunho tem o mesmo peso dos outros mandamentos, como a guarda do sábado. Apure a verdade sobre o corrompimento da liderança da sua igreja e denuncie aos superiores fugindo o cumprimento bíblico, dos manuais, códigos de ética, praxes, aja. Nunca se esqueça,antes de nascermos o joio e o trigo já estavam na igreja e continuarão até a sacudidura e a volta de Jesus. Aplique o texto da matéria acima em sua vida, pois este é o conselho de Cristo. Que Deus o(a) abençoe e.nunca se esqueça que a igreja leva ao desenvolvimento de nossa Fé, mas não tem como nossa Fé.bao boa levarmos a igreja. Olhe com alegria e contentamento para os irmãos que vivem como Jesus, e para os que afetam a igreja, olhe com olhos de piedade e esperança.

      Excluir
  4. Precisamos nos lembrar que a Natureza da igreja e Divina, porém suas ações são humanas

    ResponderExcluir
  5. Errar todos nós erramos,mas o maior erro é nós julgarmos o nosso semelhante pois quem pode julgar é só Deus e por isso ele morreu pra nos salvar.

    ResponderExcluir