quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como usar o Facebook para o evangelismo?


O Facebook (FB) está próximo de alcançar 1 bilhão de usuários ativos. Segundo a Nielsen, o FB está com 955 milhões de usuários. O Brasil é o segundo maior país com 57 milhões (atrás apenas dos EUA com 163 milhões), mas é o país que mais cresce. Do total de usuários, 552 milhões se conectam diariamente. Estima-se que, em média, o internauta gasta metade de seu tempo na web, no Facebook.

Outro fato: muitas empresas estão preferindo pagar propaganda para atrair usuários na página do Facebook do que para promover seu site corporativo.

Abaixo seguem algumas dicas de como usar o Facebook para a igreja, instituições e para o evangelismo.

1. Por que o Facebook pode ser estratégico para minha igreja?

Porque…

1. Qualquer um pode criar uma conta em segundos sem necessitar conhecimento técnico.
2. Está baseado em relacionamento e diálogo – a chave do evangelismo eficaz.
3. Seus comentários e posts aparecem nas páginas de amigos, podendo ter efeito viral.
4. Você pode criar ou participar de páginas e grupos, se relacionando com outros em temas de interesse comum.
5. Ele pode alavancar o poder de outros recursos on-line tais como clipes de vídeo e sites de divulgação. Um estudo da Hitwise revelou que um fã no Facebook pode visitar um site cerca de 20 vezes em um ano. Então, se você tem mil fãs significa que poderá receber 20 mil visitas adicionais em seu site ou blog durante um ano.

2. Dicas de como a instituição pode usar Facebook

1. Não crie perfil, crie fã pages (páginas)
2. Conheça sua audiência. O FB possui relatórios que revelam o perfil demográfico.
3. Escolha temas, horários e frequência de novos posts, considerando o que é mais relevante para seus usuários.
4. Poste variados tipos de conteúdo (vídeo, texto, foto). Textos e imagens costumam ser mais “curtidos” e compartilhados.
5. Divulgue conteúdo e as novidades do seu site.
6. Capriche nas informações e na foto do perfil.
7. Crie uma imagem de capa personalizada.
8. Use o recurso de agenda para promover eventos.
9. Utilize anúncios pagos para atrair uma audiência maior.
10. Divulgue sua página fora do Facebook. Informe em outras mídias o seu endereço no Facebook.
11. Para saber se um conteúdo foi relevante observe o número de “curtir” e compartilhar.
12. Quando o usuário gosta do seu conteúdo ele clica no botão curtir. Quando ele gosta MUITO, lembra de alguém e clica no botão compartilhar. Assim sua mensagem chega aos amigos dos seus amigos. Incentive sempre seus usuários a compartilhar.

3. Dicas de como usar o Facebook para o Evangelismo

- Se você imaginou o FB como um púlpito de pregação, você perderá seu tempo e vai chatear as pessoas. Se imaginou como uma mesa para conversa e bate-papo, terá sucesso e estará sintonizado com o coração das pessoas.

- Nossas vidas estão abertas e transparentes aos nossos amigos. Demonstre amor incondicional, simpatia e coerência.

- Você pode interagir e responder aos posts de outras pessoas com links para conteúdos apropriados e vídeos. Mantenha uma lista de materiais que você gostou e que pode usar para ajudar outras pessoas.

- Você pode postar pequenos vídeos e imagens com a intenção de começar uma conversa. Isso dá mais resultado que postar um sermão.

- A maioria das pessoas está disposta a conversar sobre assuntos populares, como novos filmes, músicas e livros. Geralmente podemos traçar um paralelo com questões espirituais.

- Crie grupos ou páginas com tópicos que interessam a não-cristãos e seja sensível.

- Pesquise bons grupos de discussão e faça parte. Participe das conversações e expresse um ponto de vista cristão e equilibrado.

- Da mesma forma que em sites, cada igreja deveria ter sua própria página no FB. Muitos jovens criam páginas e se reúnem em grupos para discutir assuntos atuais e compartilhar esperança, porque é fácil e porque quase 100% deles tem perfil no Facebook.

- Participe da campanha Compartilhe Esperança no Facebook: 

4. O que evitar

- Se você tem muitos amigos da igreja em seu perfil, mas deseja alcançar os de fora, então é interessante pensar em criar outro perfil ou página. Um não-cristão pode não entender a linguagem e a abordagem dos assuntos de seus amigos da igreja.

- Mantenha-se distante de questões polêmicas, sociais e políticas.

- Não trate as pessoas não-cristãs como perdidos ou ímpios. Construa relacionamento autentico e respeitoso. Converse, não pregue. Seu exemplo e estilo de vida é um poderoso sermão e abrirá portas para uma comunicação mais direta, quando necessário.

- As pessoas percebem rapidamente a falta de sinceridade e segundas intenções e não toleram isso. Elas sabem se estão fazendo amizade com alguém ou se estão sendo alvo de um projeto de evangelismo.

- Evite jargões e frases que só entende quem faz parte da igreja.

- Não gaste tempo demais no Facebook em coisas sem sentido.

Na página http://www.facebook.com/BrasilMarketing você encontra várias dicas de como usar o Facebook para alcançar mais pessoas.

Departamento Web/Mobile
Rede Novo Tempo de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário