terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Blogueira fitness de 9 anos provoca polêmica na Internet


O perfil do Instagram de uma garota de 9 anos, moradora de Goiânia, tem causado polêmica na internet. Anna Clara Mansur, autointitulada de "primeira blogueira fitness infantil", descreve sua vida saudável com treinos em uma conta da rede social que, da noite para o dia, passou de cerca de 900 seguidores para mais de 21 mil. A reação dos internautas foi tamanha que levou os pais da garota alterarem a privacidade da conta da menina para privada. As pessoas estão indignadas pela forma como a busca pelo corpo perfeito chegou até mesmo às crianças, como é o caso de Anna Clara.

A mãe da "musinha fitness", Mileny Mansur, disse que não vê problemas na vida da garota, que treina musculação duas vezes por semana com pesos de um quilo e gosta de fazer natação. Pensando da mesma forma, o pai da menina, conhecido como "paisonal" por ser também personal trainer, apoia a mãe e reforça que a ideia de criar o perfil para documentar suas atividades físicas partiram de Anna Clara, além de destacar que os treinos dela são leves e apropriados à idade.

Na internet, grande parte dos usuários não concordam com a garota e muito menos com a posição de seus pais. Na noite dessa segunda-feira (2), a expressão "Aos 9 anos" constava entre os trending topics do Twitter no Brasil.

Em entrevista ao jornal Extra, o pediatra Sergio Augusto Cabral explica que a prática de musculação não é recomendável para crianças. "A musculação clássica, de levantamento de peso, deve ser deixada para o final da adolescência, quando a criança chegar a mais ou menos 14 anos. Antes disso, pode comprometer o crescimento, causar fraturas e atrapalhar o desenvolvimento da criança."

A psicóloga Verônica Ribeiro, especialista em atendimento de crianças, diz que Anna teve influências internas e externas para ter esse pensamento. "Ela quer se ver num corpo que não é adequado para sua idade. Está com a autoimagem voltada para uma pessoa mais velha. Isso não é saudável. É como se ela estivesse pulando etapas", declarou.

Ellen White já havia deixado orientações sobre cuidados relacionados a moda e sensualidade, no que diz respeito a crianças. Observe e medite:
“Onde quer que vamos, vemos filhos tratados com condescendência, mimados e louvados sem discrição. Isso tende a torná-los vãos, ousados e presumidos. A semente da vaidade é facilmente semeada no coração humano por pais e tutores imprudentes que louvam os pequenos sob o seu cuidado e para com eles se mostram condescendentes, sem nenhum pensamento quanto ao futuro. A obstinação e o orgulho são males que transformaram anjos em demônios e contra eles fecharam as portas do Céu. E assim mesmo pais estão inconscientemente preparando sistematicamente os filhos para serem agentes de Satanás. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.” Orientação da Criança, p. 178.
“Os que têm sob sua responsabilidade a propriedade de Deus, na alma e no corpo das crianças formadas à Sua imagem, devem levantar barreiras contra a condescendência sensual da época, que está arruinando a saúde física e moral de milhares de pessoas. Se muitos dos crimes desta época fossem seguidos até a sua verdadeira causa, ver-se-ia serem atribuíveis à ignorância dos pais e mães indiferentes nesse assunto.” Orientação da Criança, p. 115
Para onde irão nossas crianças, se continuarem sendo alvos fáceis das atitudes vendidas pelo mundo? O que os pais de crianças entregues à vaidade e sensualidade dirão a Deus no dia da volta de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário