terça-feira, 5 de setembro de 2017

Estamos sozinhos no Universo?

No livro Extraterrestres, lançado em 2014, o jornalista Salvador Nogueira defende que a ciência está prestes a responder à famosa pergunta: “Estamos sozinhos no Universo?” As buscas estão se intensificando, e a imprensa tem explorado com frequência o assunto. 

Na década de 1990, com o estabelecimento do Instituto de Astrobiologia da Nasa, a “exobiologia” (ciência que estuda apenas a busca de vida fora da Terra e os efeitos de ambientes extraterrestres sobre os seres vivos) cedeu lugar a esse campo de estudos mais amplo e interdisciplinar, envolvendo a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo: vida extraterrestre e vida na Terra.

A astrobiologia utiliza a geologia, ecologia, biologia, astronomia, química e física para procurar vida em outros planetas. Dezenas de milhões de dólares já foram gastos em experimentos científicos para captar possíveis sinais de rádio e de luz ou qualquer tipo de comunicação enviada por extraterrestres aos seres humanos. Sinais de radiotelescópios e outros aparelhos já foram enviados da Terra para diversas direções do espaço. Até agora, porém, com base na ciência, nenhum sinal de que existe vida além daqui foi detectado, embora especulações existam pelo menos desde o tempo do filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.).

FONTE DE INFORMAÇÃO 
Até quando ficaremos sem resposta? O problema não está na falta de informações nem de sinais de vida extraterrestre, mas na escolha da fonte de informação. Também não se trata de incapacidade para receber e entender os sinais que vêm na direção da Terra, pois há inteligência para isso. A dificuldade é que o ser humano não tem humildade para reconhecer seus limites científicos e buscar a revelação da fonte superior. 

Ao que parece, uma das razões para o interesse humano em descobrir e explicar a vida no espaço é a necessidade de convencer a si mesmo de que não existe um Criador, mesmo diante de tantas evidências. Além disso, há um sentimento de solidão em meio à multidão, ao infinito cósmico e às incertezas do futuro. O ser humano sente falta de um amigo e de um lar eterno. Infelizmente, alguns cientistas procuram explicar a vida usando apenas suas pobres tecnologias, comparadas com a espantosa grandeza do Universo. Para eles, é preferível buscar respostas em bactérias, que não nos dizem o que é certo ou errado, a buscá-las no Deus da Bíblia, que nos mostra como deve ser nossa vida. A ciência torce a verdade sobre a vida porque talvez tenha medo de se deparar com Deus em meio à verdade. 

Apesar de seus esforços, os cientistas não alcançarão facilmente os objetivos de suas viagens e pesquisas espaciais, decifrando o código da vida e transpondo os limites do Universo. As Escrituras sugerem que Deus limitou a vida humana ao planeta Terra. 
"Sede benditos do Senhor, que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Sl 115:15, 16).
"[Deus] de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da Terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (At 17:26).
Uma antiga verdade poderia ajudar os pesquisadores: 
“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29).
HABITANTES DE OUTROS MUNDOS 
Isso não significa que os seres de outros mundos jamais tenham pisado aqui. De acordo com a Bíblia, já recebemos visitas de “extraterrestres”, se pensarmos no sentido estrito dessa palavra.  
“Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem” (João 3:13 NVI). 
Lucas 24:51 diz que, após a ressurreição, Jesus “foi elevado ao céu”. O trono de Deus se encontra no “terceiro céu”, “o paraíso” de Deus (2Co 12:2-4), onde Cristo está. 

Os anjos são descritos como “espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1:14). Muitas passagens bíblicas afirmam que Deus enviou anjos para proteger e orientar os seres humanos (Dn 6:22; 9:21; Lc 1:11-20; Lc 1:26-38). Os anjos são invisíveis, mas apareceram diversas vezes ao ser humano (Gn 18, 19; Nm 22:31; 2Rs 6:17; At 12:9-11). 

Embora a Bíblia não revele muita coisa sobre outros mundos habitados, possivelmente pelo fato de que esse assunto não seja essencial à nossa salvação, algumas passagens parecem sugerir essa possibilidade. Uma delas é a seguinte:
“Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela” (Jó 1:6, 7) 
O texto indica que houve uma reunião de filhos de Deus em algum lugar do Universo, tendo a presença de Satanás como representante da Terra, função que ele usurpou ao levar a humanidade ao pecado. Ele atuou nessas reuniões até ser substituído por Jesus, que o venceu ao morrer na cruz. 

Paulo sugeriu que inteligências extraterrestres observam a luta do cristão: 
“A mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens” (1Co 4:9).
O Espírito de Profecia também relata outra observação de outros mundos:
“O resultado da luta [entre Cristo e Satanás] teve uma implicação no futuro de todos os mundos, e cada passo que tomou Cristo na senda da humilhação foi observado por eles com o mais profundo interesse” (Advent Review and Sabbath Herald, março de 1901).
Ellen G. White descreve uma visão de outros mundos habitados:
“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou desde a cidade até um lugar brilhante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros cantavam suavemente. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a imagem expressa de Jesus, e o semblante deles irradiava uma alegria santa, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que eram muito mais belos que os da Terra. A resposta foi: ‘Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus e não caímos em desobediência, como aconteceu com os habitantes da Terra’” (Vida e Ensinos, p. 97, 98). 
Na sequência, ela relata: 
“Depois, fui levada a um mundo que tinha sete luas. Nele, vi o bom patriarca Enoque que tinha sido trasladado. À direita dele, havia uma palmeira magnífica, pois em cada folha estava escrito: ‘Vitória.’ Em torno de sua cabeça havia uma faixa branca, brilhante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: ‘Pureza’. [...] Na parte de trás da cabeça havia um arco que prendia a faixa, e nele estava escrito: ‘Santidade.’ [...] Perguntei-lhe se aquele era o lugar para onde havia sido transportado da Terra. Ele disse: ‘Não! Minha residência é na cidade, eu vim apenas visitar este lugar.’ Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em casa” (ibid., p. 98, 99).
EXTRATERRESTRES DO MAL 
A Bíblia revela também a existência de Satanás, que foi expulso do Céu com os anjos que o seguiram na rebelião contra Jesus Cristo, chamado de Miguel (Ap 12:7-9). O número de anjos rebeldes é muito grande (Ap 12:4). Eles foram arrastados pela influência das mentiras de Satanás. Os demônios são os extraterrestres do mal. Expulsos do Céu, foram atirados para a Terra e começaram sua obra de engano (Gn 3). Satanás foi descrito como príncipe do mundo (Jo 12:31), função usurpada, mas perdida com a morte de Cristo na cruz, que trouxe certeza de vitória aos seguidores do Cordeiro (Ap 12:10, 11).

Encontramos indícios bíblicos de que Satanás e seus anjos têm atuação restrita à Terra (Jó 1:6, 7; 2:1, 2; Is 14:12-20; 27:1; Ez 28:13-19; Lc 4:5, 6; 10:18; Ef 2:2; 1Pe 5:8; Tg 4:7; Ap 12:12; 20:2, 3, 7-10). Portanto, os únicos extraterrestres com trânsito livre do Céu à Terra e da Terra ao Céu são Deus e seus milhões de anjos do bem. Isso indica que muitas manifestações aparentemente sobrenaturais, atribuídas a extraterrestres, OVNIs, espíritos desencarnados ou outras causas, não se devem a visitantes externos à Terra. Atividades sobrenaturais que não sejam do bem são realizadas por seres que vivem na própria Terra: Satanás e seus anjos. 

Os anjos do mal são invisíveis, mas podem se manifestar aos seres humanos:
“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça” (2Co 11:14, 15). 
Satanás é um extraterrestre que reside na Terra. Visto que não pode atuar em outros mundos, ele intensifica seu trabalho aqui mesmo (Ap 12:12). Ele sabe que falta pouco tempo para a volta de Jesus, e seu objetivo é desviar as pessoas da preparação para esse dia. 

O inimigo busca afastar as pessoas da verdade bíblica. Ele tenta fazer isso de muitas maneiras, adaptando o pacote do engano ao gosto de cada consumidor. Usa a falsa ciência com suas ilusões sobre extraterrestres evoluídos, a ufologia, o espiritismo dentro e fora das igrejas, filmes de vampirismo, satanismo e ficção científica, e milhares de ideias enganosas. O que ele pretende com tudo isso é preparar o mundo para seu grande e último golpe. Não é por acaso que Satanás promove um interesse frenético nos extraterrestres. 

A palavra profética vislumbrou esse plano audacioso: 
“Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. [...] Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (1:13-15). [...] É este o poderoso engano, quase invencível” (O Grande Conflito, p. 642). 
Em busca de vida, o ser humano tenta ir longe. Foi à Lua, agora tenta ir a Marte e outros cantos da galáxia. Será preciso ir tão longe em busca de vida? Será preciso sair da Terra para alcançar vida? Seria possível chegar a outros mundos habitados? Podemos encontrar vida fora da Terra, mas para isso precisamos de ajuda. Precisamos de alguém que tenha condições de nos levar até lá. 

Muitos vivem sem esperança, sentindo a solidão deste mundo triste, porque procuram vida no lugar errado e com os métodos equivocados. Vivem sem perceber que há alguém olhando para eles a partir do centro do Universo. Hoje podemos ouvir a voz de Jesus dizendo: “Vocês não têm que ficar aqui, mas podem ir para um lugar melhor. Venham a mim e encontrarão vida eterna.” Você está disposto a atender ao convite?

André Oliveira Santos (via Revista Adventista)

Nota: O professor Leandro Quadros também deixou sua breve opinião:

2 comentários:

  1. Cara, sempre me pego sonhando em conhecer outros mundos não caidos, e ver como são outros planetas, não só isso, mas também vai ser fenomenal ver Deus aqui na Terra, e seus santos anjos, toda vez sonho quando estou deitado indo de um planeta a outro que nem Enoque que a Ellen White falou, quero muito esse maravilhoso Dia que virá em breve, enquanto não chega, temos que nos preparar, e que inveja do Enoque kkkk e de Elias e Moisés kkkk, enfim quero ser parte dos cento e quarenta e quatro mil, amém

    ResponderExcluir
  2. Por Ellen White você tem,sim, afirmações e conjecturas. Na Bíblia,atrito e latu senso, não há referências nem informações..

    ResponderExcluir