sexta-feira, 31 de julho de 2015

Vince Vaughn atuará em filme de Mel Gibson sobre personagem adventista


Acostumado a participar de comédias e outras produções leves, o ator Vince Vaughn, que surpreendeu recentemente com seu papel dramático na série "True Detective", continuará por esse caminho no novo projeto de Mel Gibson como diretor, chamado "Hacksaw Ridge". Vaughn se unirá a um elenco liderado por Andrew Garfield e Sam Worthington. 

Desmond Doss sendo condecorado
Segundo o site Deadline, o filme girará em torno da figura de Desmond Doss, o primeiro objetor de consciência americano condecorado com a Medalha de Honra do Congresso, a máxima honra militar dos Estados Unidos. O médico adventista se recusou a pegar em armas durante a II Guerra Mundial por motivos religiosos. Doss recebeu a medalha de herói da II Guerra Mundial por salvar 75 homens em Okinawa, no Japão. Ele morreu em 2006, aos 87 anos. A história do herói americano já foi narrada no livro The Unlikeliest Hero (O Herói Improvável) e no documentário The Conscientious Objector (O Objetor de Consciência).

Religioso adepto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Doss era contra a guerra quando foi convocado. Com o status "objeção consciente" assinalado em seus documentos, virou piada entre os oficiais por pregar a religião e o pacifismo.

Andrew Garfield encarnará Doss em uma história que se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial e se centra em um grupo de soldados de infantaria da Carolina do Sul enquanto se preparam para lutar na batalha de Okinawa, no Japão.

Vaughn interpretará o exigente sargento Howell, encarregado de que seus homens estejam prontos para a missão obrigando-os a superar seus limites físicos e mentais.

Mel Gibson, Desmond T. Doss e Andrew Garfield
O filme, escrito por Robert Schenkkan e Randall Wallace (autor de "Coração Valente"), será produzido por Bill Mechanic e David Permut. A produção começará em breve na Austrália.

 Trata-se do quinto filme de Gibson como diretor, depois de "o Homem Sem Face", "Coração Valente", "A paixão de Cristo" e "Apocalypto". 

Com informações de G1 - Leia mais sobre o filme aqui

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sinal profético? Rio Eufrates está secando rapidamente

"E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente." Apocalipse 16:12
Mencionado em Apocalipse 16 como a consequência da sexta taça que marca o juízo final, o rio Eufrates está secando rapidamente. A baixa do nível está perto de alcançar um recorde histórico. Algo impensável alguns séculos atrás, a drenagem vem sendo acompanhada por estudiosos na última década. A NASA acompanha isso pelas imagens dos satélites. Desde 2009 a região apresenta a segunda maior perda de volume de água doce do planeta.

Na verdade, toda a região conhecida como “Jardim do Éden” está sofrendo os efeitos da disputa de Iraque e Turquia por água potável. Localizado no Iraque, os pântanos mesopotâmicos atingiram os seus níveis mais baixos. O principal motivo foi que o outrora gigantesco Eufrates, foi reduzido a um mero córrego. O rio Tigre já perdeu cerca de 40% de seu tamanho.

A queda contínua dos níveis de água tem provocado uma crise hídrica. “É trágico”, diz Hassan Janabi, funcionário do departamento iraquiano responsável pela água. “Isso aconteceu de forma inesperada. Na verdade, nosso foco estava todo na luta contra o terrorismo, por isso passou despercebido.”

Na semana passada, os níveis de água na cidade de Al Chabaish estavam na metade dos níveis normais para essa época do ano. Jassim Al-Asadi, que trabalha numa ONG que luta pela conservação, afirma: “A quantidade de água do Eufrates que chega até os pântanos é menos de um décimo do que o necessário”. Isso está acontecendo embora o nível de chuvas esteja normal.

A doutora Suzanne Alwash, especialista no assunto e docente no Mt San Antonio College, em Walnut, Califórnia, afirma: “A salinidade dobrou, os búfalos d’água já não podem beber dos pântanos e a morte dos peixes já é comum”.

O comitê sobre agricultura e água do parlamento iraquiano responsabilizou a Turquia pela crise hídrica. O governo turco decidiu construir hidrelétricas que estão bloqueando os trechos superiores do rio. Ao todo, existem sete represas no Eufrates na Turquia e na Síria.

O governo do Iraque também culpa o grupo terrorista Estado Islâmico, que em maio tomou a barragem de Ramadi e está prestes a tomar a represa Haditha, o que daria ao EI o controle total do Eufrates no Iraque. Uma reportagem do canal CNN mostrou recentemente que o EI já ameaçou secar o Eufrates para fins militares.

Um terceiro responsável é o próprio governo iraquiano, que desviou água do Eufrates para irrigar os campos de arrozeiros da área, que apoiam o governo.

Para os estudiosos é uma questão de tempo até o nível de água ser insuficiente para regar as plantações de toda a Mesopotâmia, o que causará uma grande fome na região. Esse cenário, não por coincidência, também é citado no sexto capítulo de Apocalipse.

Com informações de News Cientist e Shoebat via Gospel Prime

Nota de Gilberto Theiss: Não é desta forma que interpretamos a profecia referente ao rio Eufrates, mas pode servir de apoio para entendermos que estamos realmente no limiar da história humana de pecado. 
Na profecia bíblica (Ap 16:12), o rio Eufrates pronunciado na sexta praga apocalíptica, indica enfraquecimento do poder religioso perseguidor, pois águas na profecia significam povos, nações, multidões e línguas (Ap 17:15), enquanto que o Eufrates por seu histórico passado, representa o paganismo. O poder religioso no final dos tempos teria apoio das multidões e do poder político global para perseguir o fiel e verdadeiro povo de Deus (Ap 12:17). Chegará um momento neste contexto de perseguição em que os povos descobrirão que estão perseguindo as pessoas erradas e que consequentemente estavam sendo enganadas. O momento crucial deste episódio é exatamente o período entre a quinta e sétima praga quando os dez mandamentos são apresentados no céu com indescritível clareza (Sl 50:6). Todos olham para o céu e observam com atenção cada palavra escrita e se apercebem dos enganos com que foram acometidos pelo falso sistema religioso. 

Os Reis do oriente representam a Divindade que sai do Céu com todas as miríades de anjos (Ap 8:1) para buscar o seu povo humilhado e perseguido aqui na Terra (Mt 24:30 e 31). O oriente representa a direção em que Cristo estará vindo e adentrando na Terra (Mt 24:27). Chegamos a esta conclusão por vários fatores: Os magos quando vieram ver Jesus em seu nascimento vieram do oriente, pois seguiam a estrela que apontava para o oriente, pois Jesus nasceu no lado do oriente (Mt 2:1 e 2). Os mandamentos de Deus foram dados no lado do oriente e para aguçar nossa curiosidade, nós adventistas acreditamos que Jesus descerá possívelmente pela constelação de órion, e por incrível que pareça, a constelação fica no lado do oriente. 

Esse será sem dúvida o maior acontecimento de toda a história deste planeta. Jesus Cristo vindo nas nuvens do céu com grande poder e glória e todo olho o verá (Ap 1:7; I Ts 4:16 e 17). 

Embora a igreja Adventista não aplique o rio Eufrates descrito em Apocalipse 16:12 como sendo literal, mesmo assim podemos reconhecer que diante da brevidade dos últimos eventos, o seu secamento literal poderia sim indicar um alerta para os que temem a Deus e estão se preparando para encontrar com o seu Senhor....Em breve estaremos presenciando o que sonhamos a tanto tempo em ver, o cumprimento de João 14:1-3.

A terrível história da morte do leão Cecil



A noite do dia 6 de julho era para ser como outra segunda-feira qualquer no Parque Nacional de Hwange (Zimbábue), até que o leão carinhosamente chamado de Cecil se deparou com um grupo de caçadores que determinariam o seu destino final.

Cecil era especialmente famoso no meio conservacionista e era amado em todo o país. Morto aos 13 anos de idade, o leão teve praticamente toda a sua vida monitorada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que estudavam a conservação de leões no Zimbábue. Para se ter uma ideia da relevância de Cecil, o jornal britânico The Guardian o descreveu como sendo ”um dos mais famosos leões em toda a África e a estrela do Parque Nacional de Hwange”. Apesar da a fama e proteção que recebeu ao longo da vida, a sua morte não poderia ter sido mais cruel.

Naquela noite, os caçadores amarraram a carcaça de um animal à traseira de uma caminhonete. Deste modo, conseguiram levar o leão para fora do parque, onde a caça é proibida. Quando conseguiram chegar a cerca de um quilometro de distância do limite entre o parque e uma fazenda, o dentista americano Walter James Palmer o acertou com uma flecha. Mas Cecil não morreu. Depois de caçá-lo por mais 40 horas, os homens conseguiram encontrar Cecil novamente. Desta vez, para não errar, usaram uma arma. Com o leão morto, lhe arrancaram a cabeça, a pele e tentaram sem sucesso destruir o aparelho de GPS que o animal usava, uma vez que era monitorado tanto pelo parque.

Segundo a agência do Zimbábue responsável pela administração dos parques (ZCTF), Palmer pagou 50 mil dólares para Theo Bronkhorst, um experiente caçador especializado neste tipo de empreitada. Bronkhorst, contudo, agora enfrenta a justiça do país. Foi preso e liberado sob fiança de mil dólares, mas se for condenado por caça ilegal, poderá passar 15 anos na cadeia.

A repercussão mundial do episódio chegou até os subúrbios de Minneapolis (Minnesota), onde vive o dentista, e fez com que Palmer desaparecesse dos olhos do público desde o início da semana. Seu consultório permanece com as portas fechadas e não há rastros seus nas redes sociais.

Sua única manifestação foi uma nota na qual declarou que jamais soube que o leão em questão era uma “celebridade local” e disse ter confiado na experiência dos guias locais para “caçar dentro da legalidade”. Por fim, se colocou à disposição das autoridades do Zimbábue e dos EUA para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Apesar de toda a polêmica, esta não é a primeira vez que o dentista se envolve em problemas relacionados à prática da caça. Informações da agência de notícias Associated Press revelaram que, em 2008, Palmer matou um urso negro em uma zona proibida. Ao órgão americano que regula a caça, contudo, informou ter matado o animal em outro lugar.

No site da Casa Branca, 70 mil pessoas já assinaram um abaixo-assinado pedindo que Palmer fosse extraditado para o Zimbábue para que seja julgado de acordo com as leis do país. Nas redes sociais, o clima também é de comoção. Desde que a notícia da morte de Cecil veio à tona, celebridades e usuários do Twitter se manifestaram em apoio às autoridades do Zimbábue e desferiram duros comentários contra Palmer e a atividade da caça. [...] (Com informações de Exame)


"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel." Provérbios 12:10

"Aquele que maltrata os animais porque os tem em seu poder, é tão covarde quanto tirano. A disposição para causar dor, quer seja ao nosso semelhante quer aos seres irracionais, é satânica. Muitos não compreendem que sua crueldade haja de ser conhecida, porque os pobres animais mudos não a podem revelar. Mas, se os olhos desses homens pudessem abrir-se como os de Balaão, veriam um anjo de Deus, em pé, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celestial. Um relatório sobe ao Céu, e aproxima-se o dia em que se pronunciará juízo contra os que maltratam as criaturas de Deus." Ellen G. White - Patriarcas e Profetas, p. 324

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Jovem adventista do Piauí fica famoso por dar exemplo de honestidade


Em tempos que a honestidade é tida como qualidade em desuso, ainda encontra-se pessoas do bem que, com suas atitudes, provam que ela existe e é crescente. O analista de sistemas teresinense Janiel de Santos Freitas, 24 anos, está aí para provar. Ele faz parte do grupo da honestidade em forma de pessoa. Ou ainda do grupo dos anônimos nossos de cada dia.

No final da manhã desta terça-feira, 28 de julho, Janiel Freitas encontrou na zona Sul de Teresina uma carteira cheia de dinheiro. Mesmo precisando, conta que não pensou em ficar com o dinheiro. Acessou a internet e através de várias redes sociais procurou o dono do dinheiro. Alguns espertalhões ainda tentaram dizer que o dinheiro era deles. Duas horas depois, graças à divulgação do inusitado achado, voltou às mãos do verdadeiro dono, que usaria esse valor para um tratamento de saúde.

Quem é esse rapaz? Por que ele fez isso? Em que ele atua? O que pensa sobre honestidade e sobre a importância da honestidade hoje em nossa sociedade? Conheça mais um pouco da história de Janiel Freitas: a honestidade em pessoa. Ele é mais um entre os tantos honestos anônimos que povoam a tão desacreditada sociedade.

O contexto
Era aproximadamente 11h de terça-feira. Mais um entre os tantos dias quentes da abafadíssima Teresina. Janiel Freitas e sua mãe tinham ido à loja de material de construção Engecopi, na avenida Miguel Rosa, bairro Redenção, zona Sul de Teresina. Tratava-se de mais um dia de peregrinação para compras de utensílios para sua nova casa. Isso tem consumido o orçamento do rapaz. “Estava meio liso”, afirma o jovem.

Janiel Freitas conta que sua mãe pisou em algo próximo ao veículo deles. Era uma carteira. Mas a pressa de ver alguns produtos de construção era tão grande que nem prestaram muita atenção. Quando voltaram é que notaram que havia uma carteira recheada de dinheiro a seus pés.

Dentro dela constava R$ 407 em cédulas, algumas moedas, muitos cartões de crédito e documentos, entre eles carteira de motorista e carteira de identidade. Todo o material pertencia a um homem, até então total desconhecido do analista de sistemas. “Ele poderia estar precisando. Me coloquei no lugar dele”, relata.

Janiel Freitas lembra que ainda procurou alguém que estivesse em busca da carteira, mas não encontrou nenhuma pessoa. “Parece que já fazia algum tempo que tinham perdido”. Terminou seguindo para a residência dos pais, no bairro Pio IX, também na zona Sul de Teresina, e fotografou o achado e seus detalhes. “Não tinha noção de como encontrar o dono. A internet era um caminho”, relatou.

A procura pelo dono
A decisão de colocar a fotografia do dinheiro achado no Instagram e no Facebook foi bem rápida. Como conhecedor da área de computação, ele sabe do poder atual das redes sociais.

A tática usada foi compartilhar a postagem do achado em vários grupos de Teresina. “Galera, achei essa carteira na (avenida) Miguel Rosa pertencente à Ramiro Benício da Silva. Consta documentos, cartão de crédito e R$ 407 e algumas moedas. Entrar em contato comigo para devolução”. Essa foi a mensagem deixada nas redes sociais. Uma fotografia bem nítida mostrava a carteira (preta e desgastes em roxo), uma cédula de identidade bem velha e uma carteira de motorista, além de 12 cédulas (sete de R$ 50, duas de R$ 20, e cada uma de R$ 10, R$ 5 e R$ 2).


Em menos de duas horas, o namorado de um parente do dono da carteira viu a mensagem no Facebook e avisou o proprietário, que contatou o analista de sistemas. Três horas depois a carteira já tinha sido entregue. “O dono já tinha feito boletim de ocorrência”, relatou Janiel Freitas.

Até então a mensagem já tinha sido compartilhada por mais de 500 pessoas e mais de outras 3 mil parabenizavam virtualmente a atitude do analista de sistemas. No Facebook, cada vez mais usado para intolerâncias e problemas pessoais, o ato de honestidade era um dos assuntos mais comentados do dia em Teresina.

Os documentos e o dinheiro pertencem ao ex-vereador do município de Jerumenha (a 323 quilômetros de Teresina), Ramiro Benício da Silva.

Um dos pontos relatados por Janiel Freitas é que em muitos momentos alguns aproveitadores entraram em contato com ele, fingindo ser donos do dinheiro.

“Algumas pessoas entraram em contato comigo, pediram mais informações. Mas não diziam nada com nada. Sem nenhum dado da pessoa que tinha perdido. Era nítido que queriam me enganar”, revelou.

Essa foi a terceira vez que Janiel Freitas encontrou algum objeto de valor e devolveu. Antes da carteira recheada de dinheiro achada nesta terça-feira o rapaz relata que tinha encontrado um iPhone (smartphone de última geração) na lanchonete McDonalds do cruzamento das avenidas Dom Severino e Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina.

“Entreguei o telefone para a atendente e deixei meus contatos. Horas depois apareceu a dona. Ela agradeceu muito”, disse, bem sorridente. Janiel Freitas também já tinha encontrado outro aparelho telefônico antes. O celular teve o mesmo destino: devolução ao dono.

O analista de sistemas diz que algumas pessoas o criticaram por não ter ficado com o dinheiro. “Em momento algum passou pela minha cabeça ficar com o dinheiro. Fui criado para não pegar o que é do outro”, observou.

Origem e educação religiosa
Janiel Freitas é teresinense. Também é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Nasci na igreja”, conta. Frequenta o templo do bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina. Diz se inspirar muito na Bíblia e que, apesar de estar lendo menos do que antes, não tem uma passagem preferida, mas o livro sagrado todo o inspira.

Perguntado sobre o que é honestidade ele disse que é ter caráter e amor ao ser humano.

Maior sonho? A realização profissional, na área de informática. Janiel Freitas é analista de sistemas recém-formado pela Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI). Ele trabalha na empresa de seu pai, que tem atuação no município de Picos (a 311 quilômetros de Teresina) e em atividades de sistemas para empresas da capital do Piauí.

No tempo livre têm sido de ansiedade para receber sua casa, no bairro Planalto Boa Esperança, em Timon (MA – zona metropolitana de Teresina). O analista de sistemas casou no dia 19 de julho com a estudante de Farmácia, Keyliane Freitas, de 20 anos. Filhos? “Agora não”.

Prometeram entregar a residência do casal nesta quarta-feira, 29 de julho, menos de 24 horas depois de se tornar famoso pelo exemplo de honestidade. É a sua primeira casa. A casa própria. Mas os pedreiros, enquanto a reportagem de O Olho estava na residência nova do analista de sistema, mais prestavam atenção e se admiravam pelo ato do patrão do que propriamente trabalhavam na construção.

Uma das últimas perguntas a ele foi se vale a pena ser honesto. “Sim, mais que vale, principalmente quando se é criado desde pequeno para se fazer isso. Meus pais sempre me ensinaram o que é certo”, reconheceu. “A honestidade é importante. Se 50% do mundo fosse honesto tudo seria bem diferente”, destacou.

Em ele voltará a ser anônimo, mas o bairro, a igreja, os ambientes profissionais e a família de Janiel Freitas saberão que ali mora ou frequenta alguém que ajuda na construção de um mundo melhor e alguém que não atrapalha a honestidade no mundo, mas contribui e mostra que vale a pena ser honesto.

Fonte: Revista Adventista | Para ver a publicação original, clique aqui

Adventistas são os que mantêm a maior diversidade racial nos EUA


A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a denominação que mantêm a maior diversidade étnica nos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado na última segunda-feira pelo Pew Research Center. “Trinta e sete por cento dos adultos que se identificam como adventistas do sétimo dia são brancos, enquanto 32 por cento são negros, 15 por cento são hispânicos, 8 por cento são asiáticos, e outros 8 por cento são de outra raça ou de raça mista”, escreveu o editor de religião do Pew Research Center, Michael Lipka, no site do instituto.

A análise, com base em dados fornecidos pelo Estudo do Panorama Religioso de 2014, olhou para a composição racial e étnica dos 29 principais grupos religiosos presentes nos Estados Unidos. Grupos raciais e étnicos foram divididos em cinco categorias: brancos, negros, hispânicos de todas as raças, asiáticos, e outras raças e mestiços americanos.

Depois de ordenar os dados, o Pew Research Center atribuiu aos adventistas do sétimo dia uma pontuação de 9.1 no Índice de Herfindahl-Hirschman, bem acima da média nacional de 6,6, onde 66 por cento da membresia da Igreja é branca. O grupo religioso menos diversificado nos Estados Unidos, de acordo com o relatório, é a Convenção Batista Nacional, uma denominação tradicional de negros que recebeu pontuação de 0,2.

Gary Krause, diretor da área de Missão Adventista em nível mundial, disse que a missão da igreja de preparar pessoas para a segunda vinda de Jesus é um chamado à diversidade. “Nós não somos uma denominação americana. Nós não somos uma denominação africana ou asiática. Nós não somos uma denominação europeia“, enfatizou Krause. “Somos um movimento mundial com uma missão a todos os grupos de pessoas”, completou. Ele observou que a organização adventista opera em 215 países e territórios. “Mas não estamos felizes com isso porque a lista das Nações Unidas tem mais 22 países onde nós não estabelecemos nosso trabalho”, ponderou Krause, cujo escritório coordena e financia projetos de missão global. “Somos todos filhos de Deus e gostamos de acolher pessoas de todas as raças em nossa família”, enfatizou. [...]


Leia o artigo na íntegra em Revista Adventista

terça-feira, 28 de julho de 2015

Globo rejeita novela sobre a volta de Jesus Cristo e irrita autor


A Globo rejeitou a sinopse de uma novela que mostraria Jesus Cristo vivendo na Terra nos dias atuais. A proposta de Benedito Ruy Barbosa, um dos principais autores da teledramaturgia nacional, dividiu a Globo e acabou sendo recusada pelo Departamento de Dramaturgia Diária. A sinopse causou desconforto porque a novela poderia ser entendida como bíblica, embora não fosse uma produção de época, e a Globo não quer investir no filão explorado pela Record.

Mas não foi só isso. Além de mostrar o renascimento de Cristo, o projeto previa tramas com nazistas atuando no Brasil e clonagem de seres humanos. Diante do potencial "explosivo" da mistura, a Globo optou por não produzir a novela. Segundo um executivo da emissora, somente a temática religiosa já seria perigosa, pois a abordagem poderia desagradar cristãos de diferentes igrejas, de católicos a evangélicos. A novela mostraria a figura máxima do Cristianismo como um ser comum, com todos os defeitos de um ser contemporâneo.

O veto deixou Benedito Ruy Barbosa irritado. O autor de O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999) e Meu Pedacinho de Chão (2014) reclamou à direção da Globo. Ele não gostou de saber por e-mail que sua ideia, vista dentro da Globo como excêntrica, foi rejeitada, sem direito a uma revisão para ajustes. Atualmente, Barbosa se dedica à supervisão de Velho Chico, que sua filha Edmara escreve para entrar no ar em meados de 2016, na faixa das 18h.

Com informações de UOL

A Era das Estrelas Gospel está chegando ao fim


Não sou saudosista. Mas devo admitir que foi-se o tempo em que o púlpito não era palco nem tampouco palanque, e a congregação não era plateia, nem o pastor era considerado um showman. Foi-se o tempo em que os cantores que se dedicavam a louvar a Deus não tinham fã clube, nem sabiam o que significava tietagem. Mesmo porque, não havia performance, e sim, culto. Todos os holofotes eram voltados para Cristo. Os únicos aplausos que esperava ouvir deveriam vir dos céus.

O sonho de conquistar o mundo para Cristo foi substituído pelo sonho de tornar-se num mega-star gospel. O dinheiro antes investido para enviar missionários ao campo, agora é usado para pagar vultuosos cachês a estas estrelas, que ainda por cima exigem regalias, tais como, hotel cinco estrelas, carro de luxo com chofer, comidas requintadas (eu disse,requintadas, não requentadas!), etc.

Mas tudo isso está prestes a acabar. O mercado gospel dá sinais de que está ficando saturado. Ninguém suporta mais patrocinar os projetos megalomaníacos dessas estrelas. Talvez por isso, o fluxo esteja se revertendo. Se até bem pouco tempo, cantores seculares estavam se voltando para a música cristã, agora, cantores cristãos anunciam que pretendem trocar a carreira gospel pela secular.

Por outro lado, cada vez mais, os cristãos estão se conscientizando de que seu papel não é o de manter esta indústria religiosa, e sim, de trabalhar pela transformação do mundo.

Chega de fogueiras de vaidade! Chega de busca por títulos e fama. Que se busque servir em vez de ser servido. Chega de estratégias evangelísticas mirabolantes, de projetos milionários, Que o importante seja o que é certo, e não o que dá certo.

Voltemos ao velho e bom Evangelho, sem invencionices. Voltemos ao discipulado, sem a pressão pela multiplicação. Deixemos que Ele acrescente em número, enquanto nós focamos a qualidade de nossa vivência cristã. E que os milagres aconteçam em ambientes domésticos e seculares, no dia-a-dia, e não à granel, no atacado, como tem sido anunciados nos programas neo-pentecostais.

Está chegando o tempo em que o Evangelho será espalhado por toda a Terra, não através de eventos extraordinários, marchas, cruzadas, mas através de gente anônima, ilustres desconhecidos, que ofuscarão o brilho daqueles que se acham indispensáveis na expansão do Reino de Deus, e tudo isso, sem chamar a atenção para si.

Viva o novo tempo que já se insinua no horizonte da história.

Bilionário judeu ajuda cristãos a fugir do Estado Islâmico


O britânico lord George Weidenfeld está financiando uma missão de resgate de até 2.000 famílias cristãs no Iraque e na Síria. Segundo o Catholic Herald, do Reino Unido, ele quer seguir o exemplo do falecido sir Nicholas Winton, cristão que salvou 669 crianças judias destinadas à morte em campos de concentração nazistas durante o Holocausto. 

O bilionário de 95 anos diz que tem "uma dívida a pagar".

Em 1938, os quakers e os Irmãos de Plymouth, cristãos, organizaram a transferência segura de judeus de Viena para a Inglaterra através do “Kindertransport”, ajudando-os a escapar dos nazistas. Os judeus receberam comida, roupas, hospedagem e transporte. Weidenfeld estava entre eles.

"Eu tenho uma dívida a pagar", disse lord Weidenfeld em entrevista ao Times. "Ela vale para os muitos jovens que estavam nos ‘Kinderstransport’. Foi uma operação muito nobre, e nós, judeus, devemos ser gratos e fazer algo pelos cristãos que estão em perigo".

A primeira fase do esforço de resgate organizado pela Weidenfeld Safe Havens Fund conseguiu levar 150 pessoas da Síria para a Polônia neste último 10 de julho, com a permissão do governo polonês e do regime de Assad na Síria. 

O jornal Express (Reino Unido), informa que o fundo de Weidenfeld pretende dar suporte econômico de 12 a 18 meses para os refugiados. Alguns países, como os Estados Unidos, se recusaram a participar do projeto porque ele não inclui os muçulmanos, também eles alvo do Estado Islâmico.

Os cristãos, os yazidis, os drusos e os muçulmanos xiitas são perseguidos pelo grupo terrorista na Síria e no Iraque. Lord Weidenfeld, no entanto, defendeu o objetivo específico do seu projeto: "Eu não posso salvar o mundo todo, mas tenho uma possibilidade muito específica no caso dos cristãos. Outros podem fazer o que eles querem que seja feito pelos muçulmanos".

Nascido na Áustria em 1919, Weidenfeld recebeu o título de “lord” em 1976. Chegado à Grã-Bretanha sem um tostão, ele fez fortuna criando a editora Weidenfeld e Nicholson.

Com informações de Aleteia

Max Gehringer lança livro só com citações da Bíblia para sua carreira


Afirmações feitas há mais de 2.000 anos podem ser usadas para responder a dúvidas sobre o mercado de trabalho atual? Segundo o consultor de carreiras Max Gehringer, sim. Em seu novo livro, "Todas as Respostas" (Editora Benvirá), ele responde a 366 dúvidas sobre carreiras --uma para cada dia do ano-- usando apenas trechos da Bíblia.

De acordo com Gehringer, a Bíblia tem questionamentos modernos. "Há coisas que parecem atuais, mas há 2.000 anos já existiam. Na Babilônia, o pessoal reclamava de congestionamentos de trânsito de carroças na rua, que não deixavam as pessoas se movimentarem livremente."

A ideia do livro surgiu em 2001, com um texto que escreveu para sua participação na rádio CBN, em que usava versículos para tirar dúvidas, conta Gehringer. Desde então, começou a guardar perguntas reais, enviadas a ele por ouvintes.

Gehringer diz que a Bíblia traz os ensinamentos para resolver os problemas do dia a dia no trabalho, a começar pelo que, segundo ele, é a principal mensagem bíblica, "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você". "É o que todo subordinado quer do chefe", afirma.

Ele também diz que a Bíblia ensina a ter respeito, obediência e tolerância, características importantes para a carreira. "Nós não somos contratados para ter sucesso na vida. Fomos contratados porque existe um trabalho a ser feito. Quanto melhor o fizermos, maior a chance de sucesso".

Confira cinco trechos selecionados do livro "Todas as Respostas", de Max Gehringer.

Não se envergonhe de seus sentimentos
Sou motivo de piadas em meu trabalho porque choro com muita facilidade. Quando estou alegre ou triste, meus olhos se umedecem. Quando comecei a trabalhar, até tentei disfarçar as lágrimas, mas já me convenci de que sou assim mesmo. Há algum exemplo de alguém que foi bem-sucedido mesmo sendo altamente emotivo?

"Jesus chorou." João 11:35

Os maliciosos receberão o que merecem
Trabalho com uma pessoa que, infelizmente, não consegue se relacionar bem com ninguém. Se fosse só isso, ainda seria suportável, mas essa pessoa vive criando caso, fazendo acusações e espalhando boatos maledicentes, tentando jogar uns contra os outros.

"É o criador de casos, que tem a boca corrompida, que tem a malícia nos olhos, que passa uma má impressão até mesmo com seus pés e seus dedos e que semeia a discórdia com o mal que traz em seu coração. As suas calamidades se voltarão contra ele, e ele será irremediavelmente destruído". Provérbios 6:12-15

Não precisa ser uma ditadura, mas não é uma democracia
Não gosto dos modos de meu chefe. Ele é muito autoritário e pouco compreensivo, para apontar apenas dois de seus defeitos. Não é uma pena que os chefes possam escolher seus subordinados, mas os subordinados não possam escolher seus chefes?

"Obedeça a seus guias e submeta-se à autoridade deles, pois eles cuidam de você e disso terão que prestar contas. Colabore para que o trabalho deles seja feito com alegria e não com pesar, porque isso não seria proveitoso nem para eles nem para você." Hebreus 13:17

Não ajude demais quem não merece
Tenho um colega que é teimoso e sempre quer fazer o trabalho do jeito dele. Com frequência, ele comete erros, fica muito irritado, começa a praguejar e aí vem me pedir para ajudá-lo a consertar o estrago. Tenho ajudado com boa vontade, mas parece que, quanto mais ajudo, mais erros ele comete.

"O destemperado precisa pagar o preço. Se você socorrê-lo uma vez, terá que se sujeitar a socorrê-lo sempre." Provérbios 19:19

Não assuma responsabilidades que são de seu chefe
Eu me incomodo quando vejo colegas tagarelando durante o expediente. Como meu chefe fica trancado na sala dele o tempo todo, talvez não saiba que poderia obter maior produtividade caso se mostrasse mais atento ao que está acontecendo. Fico com vontade de conversar com ele e alertá-lo sobre essa situação.

"Não procure o superior para difamar um subordinado. O acusado se voltará contra você para difamá-lo, e você terminará levando a culpa." Provérbios 30:10

Com informações de UOL

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Templo inaugura estátua satanista e gera polêmica nos EUA


O culto The Satanic Temple inaugurou em Detroit (Michigan, EUA), no último sábado (25/7), a polêmica estátua de bronze de Baphomet - figura meio homem, meio bode. A estátua satanista seria inaugurada inicialmente em Oklahoma (EUA), em protesto contra uma escultura sobre os Dez Mandamentos no Capitólio estadual, mas a iniciativa foi vetada pela Justiça local. 

De acordo com a agência Reuters, a estátua, de 2,8 metros de altura, foi revelada aos seguidores da seita em um prédio industrial às margens do Rio Detroit. A inauguração seria em um restaurante, mas, assim que o proprietário soube que o evento reuniria satanistas, cancelou o evento. "Salve, Satã!", gritaram as centenas de convidados, que pagaram até R$ 255 para participar do culto. O Satanic Temple defende a separação entre Estado e religião.

Nos últimos dias, um grupo de cristãos liderados pelo pastor evangélico Dave Bullock fez vigília contra a seita satanista. "A última coisa de que Detroit precisa é ter uma festa para o Diabo", disse Bullock.

Na bruxaria, Baphomet representa o deus Pan e no satanismo costuma representar o Diabo. Sua origem é pagã, mas acabou sendo adotada pelo satanismo. (Com informações de O Globo)

Reflexão de pastor adventista sobre atleta do Pan viraliza no Facebook

Quase 282 mil curtidas e mais de 193 mil compartilhamentos tem, até o momento, a reflexão em homenagem a uma atleta argentina escrita pelo pastor Santiago Lopez Blasco, diretor do departamento de Comunicação da Igreja Adventista nesse país, em sua página no Facebook. A postagem, que foi ao ar no dia 22, expressa sua emoção ao encontrar uma das representantes da seleção de basquete feminino que voltava após participar dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem no Canadá, e faz uma ligação com o texto bíblico de 1 Coríntios 9:25.

“Não sei qual é o nome dela, mas observá-la me fez refletir. Ela subiu ao ônibus com uma mala e sua mochila. Chamou-me a atenção que uma pessoa estivesse tão carregada, mas logo percebi o porquê. Era uma atleta que voltava de uma competição. Na sua bolsa dizia “Toronto 2015” e sua mala tinha aquela etiqueta que as companhias aéreas colocam,” menciona no começo da postagem.

Mais adiante em seu texto, o pastor faz uma comparação com a carreira que cada cristão tem que fazer para alcançar o prêmio final. “Sendo crente, me lembrei das palavras do apóstolo Paulo quando escreveu: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Coríntios 9:25, NVI). Olhava pra ela e me perguntava: Será que é assim também com o nosso compromisso para ganhar um dia a coroa da justiça que Jesus dará a seus filhos?”, indaga Blasco.

A reflexão foi escrita enquanto o líder viajava de ônibus pela cidade de Buenos Aires, no qual encontrou Paula Alejandra Reggiardo, jogadora de “Las Gigantes”, que ficaram com o quinto lugar no basquete feminino nos jogos do Pan.

Pastor Santiago Lopez Blasco
A postagem compartilhada na rede social teve tanta repercussão que diversos meios de comunicação lhe deram destaque, como o jornal El Clarín, da Argentina, periódico bastante reconhecido na região. Na tarde de ontem, o Canal 9, emissora de TV do país, fez uma entrevista em que reuniu o pastor e a atleta para falarem sobre a dimensão que a postagem ganhou. Blasco aproveitou para citar novamente o verso bíblico e enfatizar suas crenças. “O apóstolo Paulo diz que os atletas são exemplos para os cristãos, e que eles podem se esforçar também para um dia conseguir a coroa da vitória que um dia Jesus lhes dará em sua segunda vinda, o que me tocou como um adventista do sétimo dia. Para assistir o vídeo (em espanhol), clique aqui.

Repercussão entre os internautas
“Santiago, confesso que você me fez refletir muito. Acredito muito na força e na realidade mais verdadeira de “isso que não se vê”, mas que constitui nossa natureza mais real. Você “viu” naquele momento o que lhe foi “revelado” pela Graça, como um grande presente que em sua generosidade com essa atleta que passava despercebida, você compartilhou com a gente… Obrigado!”, compartilhou Lulu Arte.

“Parabéns para a cabeça que fez essa reflexão, seu coração… e aplausos à nossa representante. Obrigada queridos atletas,” escreveu Bettina Andrea Duva.

“Parabéns por reconhecer o esforço e dedicação de alguém que não esperava nada em troca. Santiago e Paula fazem a diferença! Precisamos de 40 milhões de argentinos assim!”, expressou Angie Papadam.

Leia abaixo a mensagem completa, em português, que foi postada pelo pastor em sua página do Facebook e já recebeu mais de 14.500 comentários. Se preferir ler a versão original, em espanhol, clique aqui.

“Não sei qual é o nome dela, mas observá-la me fez refletir. Ela subiu ao ônibus com uma mala e sua mochila. Chamou-me a atenção que uma pessoa estivesse tão carregada, mas logo percebi o porquê. Era uma atleta que voltava de uma competição. Na sua bolsa dizia “Toronto 2015” e sua mala tinha aquela etiqueta que as companhias aéreas colocam. Um passageiro que estava do lado dela perguntou de onde ela vinha. Cheguei a escutar que ela era da seleção argentina de basquete feminino e também quando mencionou “os únicos jogos que perdemos foram com rivais que ganharam medalhas”.

Ali estava ela, em um ônibus de linha, recém-chegada após representar o nosso país. Parecia que ninguém pudera recebê-la no aeroporto para levá-la para sua casa. Provavelmente também não tivera uma barreira de jornalistas para entrevistá-la e transmitir ao vivo a sua chegada. Com certeza, não houvera uma multidão para receber ela e suas companheiras.

Eu tinha vontade de falar aos passageiros: “Amigos, temos aqui uma atleta que acabou de voltar ao país depois de nos representar. Ela não ganha milhões, mas faz isso por genuína vocação e amor ao esporte. Vamos dar-lhe um forte aplauso!” Mas não tive coragem… eram umas poucas quadras de viagem e, como geralmente não ando de ônibus, estava tentando não passar do lugar onde tinha que descer.

Pensava em quantas horas, dias, semanas, anos de sua vida ela dedicará ao basquete. E quantas coisas deixará de lado para dar prioridade ao esporte. Graças a esse esforço, conseguiram nesse campeonato um digno quinto lugar, segundo o que vi na internet.

Sendo crente, me lembrei das palavras do apóstolo Paulo quando escreveu: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Coríntios 9:25, NIV). Olhava pra ela e me perguntava: Será que é assim também com o nosso compromisso para ganhar, um dia, a coroa da justiça que Jesus dará a seus filhos? Minha admiração e respeito pela jogadora de basquete no ônibus e por cada atleta que se entrega por inteiro sabendo que nunca ganhará fortunas. Nessa época onde parece que tudo o que importa é ter, acumular, ser famoso a qualquer custo, é emocionante pelo menos ver alguém diferente. E essa diferença está em não nos mexermos por ter, mas sim pelo essencial, o SER. Não pude falar com ela, apenas me atrevi a tirar uma foto e fazer essa singela homenagem.

Minha gratidão ao Senhor por falar comigo por meio dela e talvez também falar com você que está lendo essa experiência. Deus nos abençoe e ajude a priorizar o eterno acima de tudo!”

Com informações de ASN

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Igreja é a instituição mais confiável na opinião dos brasileiros


A “Igreja” é a instituição que mais inspira confiança nos brasileiros. Foi o que mostrou a pesquisa CNT/MDA, realizada entre 12 e 16 de julho de 2015. Segundo o levantamento, que considerou a opinião de 2.002 entrevistados, 53,5% deles disseram que a “Igreja” é a instituição em que mais confiam (veja o quadro abaixo).


Na comparação com um levantamento similar feito há dois anos pela mesma instituição, a confiança dos brasileiros na “Igreja” cresceu. Na época, ela aparecia em primeiro lugar no ranking, porém com apenas 37,5% – seguida pela Polícia Federal (13,8%) e pelo Supremo Tribunal Federal (8,2%).

Se os dados realmente refletem a realidade, a Igreja parece estar reconquistando a sua credibilidade perante a opinião pública. Afinal, pesquisas feitas pelo Ibope Inteligência entre 2009 e 2013 apontaram sucessivas quedas. Segundo o Índice de Confiança Social (ICS), que avalia instituições, pessoas e grupos sociais, em cinco anos a confiança nas igrejas caiu 10 pontos. Para ver o relatório completo que compara os números dos últimos levantamentos do ICS, clique aqui.

Com informações de Revista Adventista

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Morte de Amy Winehouse faz 4 anos - Que pena...


Ainda que a sua vida de excessos fosse uma espécie de crônica de uma morte anunciada, o fim de Amy Winehouse, encontrada morta em sua casa em Londres, em 23 de julho de 2011, hoje, é um desses desperdícios de vida e de talento difíceis de entender e de aceitar. 

Uma voz privilegiada, uma interpretação rara, marcante como a de poucos cantores que já passaram por este mundo, infelizmente se perderam para sempre e ficarão apenas na memória, nessa estranha mania que a humanidade tem de "eternizar" seus ídolos jovens, imolando no altar da fama gente como Marilyn Monroe, James Dean, Kurt Cobain, Janis Joplin, Jimmy Hendrix e tantos outros. 

Se é verdade que Deus colocou no coração do homem este desejo de eternidade (Eclesiastes 3:11), talvez o ritual da fama seja a expressão humana de perpetuar-se na memória coletiva e celebrar - também coletivamente - a nossa imensa dor de sermos simples mortais. Triste demais ver talentos tão gigantescos - e vidas que poderiam ser tão belas - se esvaírem em praça pública, debaixo de nossos olhos, lembrando-nos de nossa finitude, jogando na nossa cara a nossa impotência diante da morte. 

Aqueles de nós cujo pecado ainda não lhes consumiu, não devem ser muito rápidos ao julgar Amy. Para ela, o ritmo do pecado era intenso, e seu fim chegou rapidamente. Mas o pecado na sua e na minha vida atua da mesma forma. Talvez mais lentamente, como um veneno pingando por toda uma vida, mas o pecado que toleramos sempre suja, sempre corrompe, sempre destrói o que Deus fez de bom, e - se não impedido - sempre termina em morte.

O único resgate verdadeiro do vício e todas as outras formas e efeitos do pecado é ser libertado das amarras da escravidão pelo Redentor, perdoado pelo Criador por estragar seu bom trabalho, e ser recriado pelo Espírito para viver uma nova vida. Nenhum super poder definido vagamente criado à minha própria imagem pode fazer isso – isso ocorre apenas por meio de Jesus Cristo.

Naquele triste dia, Amy Winehouse sucumbiu definitivamente aos seus demônios. Que pena, Amy...

quarta-feira, 22 de julho de 2015

"Sobrevivendo no Inferno" - O presente de Haddad ao papa Francisco


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai entregar ao papa Francisco o disco "Sobrevivendo no Inferno", do grupo de rap Racionais MC's, durante sua viagem ao Vaticano para seminário sobre as alterações climáticas. 

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o presente será entregue pelo secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, aos cuidados do pontífice por meio do chanceler do Sacro Colégio. A ideia de presentear Francisco com o disco foi de um grupo de jovens da periferia.

Na capa, o LP mostra uma cruz junto ao capítulo 3 do Salmo bíblico 23, que diz: "Refrigere minha alma e guia-me pelo caminho da justiça". O disco, que traz composições de Mano Brown como "Diário de um Detento" e "Capítulo 4, Versículo 3", aborda questões relacionadas à desigualdade social e racismo. 

Prefeitos de várias partes do mundo estiveram reunidos com o papa para anunciar novas medidas de combate ao aquecimento global. O Vaticano convidou 60 prefeitos para uma conferência de dois dias a fim de manter a pressão sob os líderes mundiais antes das negociações climáticas da ONU em Paris no final deste ano. Segundo Francisco, a economia atual explora os pobres e destrói a Terra. (iG)

Nota: Letra de Gênesis do disco Sobrevivendo no Inferno do Racionais MC's (ouça aqui): 

"Deus fez o mar, as árvore, as criança, o amor. 
O homem me deu a favela, o crack, a trairagem, as arma, as bebida, as puta. 
Eu? Eu tenho uma Bíblia véia, uma pistola automática e um sentimento de revolta. 
Eu tô tentando sobreviver no inferno".

Estamos comendo carne demais - Quanto uma pessoa come durante a vida?


Na coroação da rainha Isabel II, em 1953, foi servido frango, uma ave que pode parecer muito pouco nobre para um momento de pompa como este. Daquela cerimônia nasceu uma das receitas britânicas mais famosas, a Coronation Chicken. A partir de então, o consumo de carne no Ocidente acelerou-se de forma tão espetacular que aquilo que era extraordinário agora é comum. Só entre 1990 e 2012, segundo dados da FAO, o número de frangos no mundo cresceu 104,2%, passando de 11.788 para 24,7 bilhões, e o gado bovino, muito poluidor para o meio ambiente, passou de 1,4 bilhão para quase 1,7 bilhão de cabeças (um aumento de 16,5%). O problema está em saber se o planeta tem condições para suportar este aumento: um estudo de 2013, também da organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura, garante que a produção da carne é responsável por 14,5% das emissões de carbono e que, ao mesmo tempo, nos países desenvolvidos o consumo de carne cresce em torno de 5% ou 6% ao ano. “O gado tem um papel muito importante na mudança climática”, concluía a FAO.

“A nossa alimentação está baseada em produtos de origem animal e sabemos que sua repercussão ambiental é muito grande”, explica Emilio Martínez de Victoria Muñoz, ex-presidente do Comitê Científico da Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição. “Um quilo de carne é muito menos sustentável que um quilo de verduras”. O antropólogo Jesús Contreras, do Observatório da Alimentação, assinala: “Se todos os habitantes da China consumissem a mesma quantia de carne que nós, seria insustentável. Temos um problema de sustentabilidade, porque mantemos uma alimentação energeticamente muito cara”.

A carne sofreu várias crises. Por um lado, existem os conselhos médicos relacionados ao excessivo consumo de determinadas variedades (suínos, carne vermelha). Por outro lado, como ocorreu com as vacas loucas, há as polêmicas provocadas pelos produtos com os quais se alimenta o gado. Mas o grande problema envolvido em seu consumo tem agora muito mais a ver com o meio ambiente do que com a saúde. A chamada pegada de carbono, que mede os recursos necessários para produzir algo, é gigantesca no caso da carne, tanto que ninguém acredita que se possa manter o ritmo atual. Novamente segundo a FAO, no conjunto dos países desenvolvidos consumiam-se em média 60 quilos de carne em 1964; agora são 95,7 e calcula-se que serão 100,1 em 2030. [...] (IHU)

Site vegetariano calcula quanto de carne pessoa come durante a vida

Quantos bifes, filés de frango e peixes uma pessoa pode comer durante toda sua vida? Segundo os cálculos de uma associação vegetariana, provavelmente mais do que você imagina a princípio.

Uma organização norte-americana criou uma calculadora que checa quantos animais uma pessoa não-vegetariana come durante um período de tempo. O mecanismo funciona da seguinte forma: a pessoa indica há quantos meses ou anos segue uma dieta vegetariana, e a calculadora checa quantos quilos de carne a pessoa teria deixado de comer durante esse período. Quem come de tudo, por sua vez, pode participar calculando quantos animais iria deixar de consumir se assumisse a dieta vegetariana por um determinado período de tempo. O resultado? O consumo de carne em um ano, de acordo com os cálculos do site, é de cerca de 88 quilos de carne - ou o equivalente a 202 animais.

O burburinho nas redes sociais sobre o site só aumentou depois que o jornal "Daily Mail" calculou que um britânico, em média, come pelo menos sete mil animais durante a vida, entre bois, peixes, frango e ovelhas. A calculadora não especifica que tipos de carne foram levados em consideração para montar o número, que é baseado no consumo anual nos Estados Unidos. (UOL)

Nota: “Deus está procurando levar-nos de volta, passo a passo, a Seu desígnio original - que o homem subsista com os produtos naturais da terra. Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, deve a alimentação cárnea ser finalmente abandonada; a carne deixará de fazer parte de seu regime alimentar. Devemos ter isto sempre em mente, e procurar agir firmemente nesse sentido.” Ellen G. White, Conselhos sobre Saúde, p. 450.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Stephen Hawking lança projeto para encontrar ETs - O que a Bíblia diz?


Uma grande operação científica começa a ser montada para desvendar um dos maiores mistérios da humanidade: afinal, nós estamos sozinhos no universo? Para responder a essa eterna dúvida o astrofísico britânico Stephen Hawking lançou ontem um programa que vai buscar vida extraterrestre. Com um custo inicial de US$ 100 milhões, o projeto Breakthrough (‘Escuta Reveladora’, em português) pretende escanear o espaço à procura de sinais de vida inteligente durante 10 anos. 

A iniciativa tem apoio do empreendedor russo Yuri Milner e será a tentativa mais poderosa, completa e intensiva de encontrar sinais de alienígenas em outros planetas. “Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente. Seja como for, não há maior pergunta. É hora de encontrar uma resposta, de buscar vida fora da Terra. Devemos saber”, destacou Hawking durante o lançamento do projeto na academia Royal Society, em Londres. Para a busca, o projeto envolve o uso de alguns dos maiores radiotelescópios já criados para captar sinais de laser e espectros eletromagnéticos. [...] (iG)

EXTRATERRESTRES NA BÍBLIA
Afinal de contas, a pergunta que não quer calar é: Extraterrestres (ETs) existem? Esta indagação tem sido feita por muitas pessoas ao longo dos anos. Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre tudo isso? Existe evidência de vida extra-terrestre em suas páginas? Pode-se dizer que isso evidencia também a carência da humanidade, em sua busca desorientada pelo transcendental. Afinal, muitos já perceberam que a solução para os problemas humanos não está nas mãos do homem. 

Como existe muito preconceito por parte das pessoas ditas científicas e racionais, a Bíblia é descartada como fonte de informações. E a própria ciência tem se mostrado limitada frente a muitas questões com as quais as pessoas se deparam frequentemente. Essa situação de impasse – limitação da ciência e rejeição das Escrituras – foi muito bem aproveitada pelo espiritualismo e pelo esoterismo. Os próprios Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) têm sido interpretados como manifestações espirituais extraterrestres, pois as ditas naves (ou discos voadores) realizam movimentos no céu que extrapolam as leis da física (como “curvas” de 90º a altíssimas velocidades).

Mas o que, afinal, a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? Extraterrestres existem ou não? 

A DIVINDADE
Gênesis 1:1 afirma que Deus criou o mundo “no princípio”, logo, Deus não pertence a este mundo. O mesmo é dito de Jesus Cristo, em Hebreus 1:2. A Trindade, portanto, é apresentada pelas Escrituras como eterna, sem princípio nem fim (João 1:1), e não está incluída entre as inteligências criadas. A localização do trono de Deus no Universo é muito indefinida, e é referida apenas como “Céu”, ou “Terceiro Céu” (ver II Coríntios 12:2). A comunicação da Divindade com os seres humanos tem sido abundante ao longo da História, bem como Suas visitas à Terra. De modo mais efetivo, Jesus é a suprema revelação de Deus (ver Mateus 1:23).

OS ANJOS
Hebreus 1:14 informa que os anjos são “espíritos ministradores”. Os anjos existiam, sem dúvida, antes de os seres humanos serem criados (ver Jó 38:7). O próprio Lúcifer pertencia a essa categoria antes de ter se rebelado, no Céu, sendo expulso para a Terra (Apocalipse 12:7-9). Em Gênesis 3:24 é dito que anjos foram encarregados de cuidar da entrada do Jardim do Éden, após a queda. Fica claro, então, que os anjos não são “almas” de humanos mortos, pois são mencionados pela Bíblia antes mesmo de ter havido a primeira morte. 

Como Lúcifer e um terço dos anjos foram lançados na Terra, este planeta é o único lugar no Universo onde existem duas categorias de seres criados, que estão em rebelião contra seu Criador. Logo, este é o único planeta onde existe a morte, e isso é fundamental para se entender as diferenças entre a concepção bíblica de ETs e a concepção corrente no mundo.

OUTROS SERES EXTRATERRESTRES
Além da Divindade e dos anjos, a Bíblia ainda menciona outros seres que não pertencem ao nosso planeta. Em Jó 1:6 e 7 e 2:1 lemos: “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela”. O lugar de reunião não era a Terra, pois Satanás vinha de lá, e seres humanos não têm acesso ao Céu. Então, quem eram os filhos de Deus mencionados no verso 6? I Coríntios 4:9 diz que os seguidores de Cristo se tornaram “espetáculo ao Universo, tanto a anjos, como a homens”, e Efésios 3:15 diz que “toda a família, tanto no Céu como sobre a Terra”, tomam o nome do Pai. Hebreus 11:3 diz que “os mundos” foram criados pela palavra de Deus.

Os textos a seguir, da escritora Ellen G. White, fornecem maiores detalhes sobre o assunto: “[Deus] conta as estrelas, Ele que criou os mundos – entre os quais esta Terra é apenas um grão de pó, e quase não se notaria sua ausência dentre os numerosos mundos” (In Heavenly Places, pág. 40). “Deus tem mundos inumeráveis que são obedientes a Suas leis, e que se conduzem de acordo com Sua glória” (The Faith I Live By, pág. 61). “O resultado da luta [entre Cristo e Satanás] teve uma implicação no futuro de todos os mundos, e cada passo que tomou Cristo na senda da humilhação foi observado por eles com o mais profundo interesse” (Advent Review and Sabbath Herald,1901).

Portanto, existem ETs, sim. Mas do ponto de vista bíblico não podemos considerar os ditos OVNIs como provenientes de inteligências extraterrestres, por várias razões:

1. Sua existência real não foi comprovada.

2. Os “extraterrestres bíblicos” possuem meios de transporte muito mais eficientes e avançados que os “discos voadores” (ver Daniel 9:20-23).

3. O pecado não alcançou os outros mundos, logo, a morte, a destruição, as violações, os sequestros (abduções), as crueldades e as conquistas atribuídos aos ETs, não combinam com a descrição bíblica dos anjos e outros seres perfeitos. 

O lado mais bonito disso tudo é saber que a ovelha perdida da parábola de Mateus 18:12 também pode representar nosso mundo perdido. Se Deus foi capaz de deixar tudo para vir morrer neste que é um dos menores planetas, um “grão de pó”, como escreveu Ellen White, isso deixa claro o quanto Ele nos ama. (Com informações de Criacionismo)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Menina com câncer “casa” com enfermeiro favorito


A pequena Abby, de apenas quatro anos de idade, ficou emocionada ao ver um sonho se tornando realidade. Internada no Albany Medical Centre, de Nova York, onde está lutando contra uma leucemia, a menina teve a oportunidade de “se casar” com seu enfermeiro favorito depois que expôs a vontade para algumas pessoas do hospital. 

Matt Hickling, o noivo, ficou sabendo do desejo da garotinha e decidiu surpreendê-la. Com ajuda de outros colegas de trabalho, ele organizou, em apenas 24 horas, uma cerimônia surpresa que teve tudo o que um casamento de verdade tem: vestido de noiva, buquê de flores, alianças (de pirulito), bolo, madrinhas, marcha nupcial para sua entrada na “igreja” e até um carro de brinquedo com os dizeres “recém-casados”. (UOL)



“Embora seja a fé que torne todas as coisas possíveis, é o amor que as torna fáceis." Evan H. Hopkins